Métodos de pagamento que funcionam melhor em telemóveis
Hoje em dia, pagar por algo pelo telemóvel é mais comum do que era há 5 ou 10 anos atrás. Os consumidores, especialmente na Europa, estão habituados a fazer transacções online com confiança.
Esta mesma adaptação do consumidor também significou que as opções bancárias e de métodos de pagamento passaram para sistemas de pagamento digitais que funcionam intuitivamente no telemóvel. Empresas que antes eram revolucionárias, como a PayPal, agora têm concorrentes locais que fazem o mesmo trabalho e com os quais as pessoas se sentem mais familiarizadas.
A verdade é que existem muitas opções para pagar por telemóvel, sem a necessidade de inserir detalhes de cartão de débito ou crédito, e até, em lojas físicas, pagar usando o telemóvel sem tirar o cartão do bolso.
Já desde 2018, temos visto um aumento nas transacções móveis versus não móveis, como indica o gráfico seguinte a partir do rankia.
Na verdade, a IDC estima que o valor do comércio eletrónico B2C em Portugal tenha ultrapassado os 6 mil milhões de euros em 2019, representando atualmente 2,9% do PIB.
De facto, 43% dos portugueses reportaram ter feito transacções online mais de cinco vezes por semana, de acordo com o mesmo relatório da IDC.
Mas que métodos de pagamento móveis são mais eficientes e para que são usados? Vejamos.
Métodos de pagamento online mais usados em Portugal
PayPal e MB são os dois métodos de pagamento mais utilizados em Portugal de acordo com o relatório comercial 2021 vs. 2020.
Seguido de cartões de crédito. As transferências bancárias, por outro lado, são cada vez menos utilizadas, pelo menos no comércio.
O que é que posso pagar com PayPal?
A maioria dos comerciantes online tem PayPal como opção, aqueles que não o têm, oferecem outros métodos de pagamento electrónico, como o Multibanco.
Mas a verdade é que a grande tecnologia, PayPal, ainda é a líder em Portugal, em termos de confiança e disponibilidade. É um dos métodos de pagamento mais fiáveis e é amplamente utilizado devido ao seu carácter imediato.
PayPal é usado para fazer compras online convencionais, mas também para comprar serviços como Spotify, Netflix e ainda mais entretenimento exclusivo, como jogar em PayPal casinos. O maior valor que o PayPal oferece é a possibilidade de fazer transacções internacionais e a possibilidade de ligares o teu cartão de débito, cartão de crédito e até a tua conta bancária.
Multibanco: o pagamento local mais utilizado
Multibanco funciona de uma forma muito eficiente, principalmente porque é apoiado por todos os bancos licenciados em Portugal.
No entanto, isto significa que funciona perfeitamente bem para transacções locais, mas no caso de adquirir outros serviços ou produtos no estrangeiro ou no resto da União Europeia, o MB pode não ser a melhor opção.
O Multibanco liga-se directamente à tua conta bancária e/ou cartão de débito, pelo que não é necessário introduzir quaisquer dados sensíveis.
Quais são as cartas mais usadas em Portugal?
Apesar destas duas opções mais populares, os cartões ainda estão presentes nas transacções móveis diárias.
Embora em números menores, os cartões Visa e Mastercard são usados para fazer compras online a partir de telemóveis, com a diferença de que demoram um pouco mais de tempo – precisas de introduzir manualmente os detalhes do cartão – mas são tão instantâneos como os já mencionados cartões PayPal e Multi.
Porque é que os portugueses se voltaram para as compras móveis online?
De acordo com o mesmo relatório, a principal razão pela qual as pessoas em Portugal se voltaram para as compras online é a facilidade de fazer compras.
E-commerce report CTT
Outros motivos mencionados são a possibilidade de fazer compras a qualquer momento, sem estar sujeito ao horário comercial. Não é raro encontrarmo-nos todos à meia-noite a comprar voos ou produtos do conforto das nossas casas.