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Conheça os números do Entretenimento Digital em 2022

Conheça os números do Entretenimento Digital em 2022

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Atualmente não existe espaço para o tédio. Todos os anos surgem novas formas de entretenimento online que acompanham a crescente transformação digital da sociedade. As opções são tantas que a única verdadeira dificuldade é decidir como aproveitar o tempo livre a navegar pela internet.

Neste sentido, as horas dedicadas ao mundo digital continuam então em alta: um estudo conjunto realizado pela agência Team Lewis e a GWI, empresa especializada em estudos de mercado, mostrou que em Portugal o tempo médio diário diante do ecrã é de 7h57. Os dados comprovam um forte aumento em comparação com 2019 e 2020, quando foram registados 6h42 e 7h17, respetivamente. O desafio está em aproveitar todo esse tempo com qualidade.

Por outro lado, o entretenimento é uma das bases mais sólidas do desenvolvimento da internet. As empresas que atuam neste sector estão sempre a procurar novas tecnologias para melhorar a experiência dos utilizadores e conquistar novos consumidores. E é justamente a ampla variedade de empresas nos diversos segmentos do entretenimento que faz a oferta aumentar e a qualidade acompanhar esse mesmo crescimento.

Com isto, quem fica a ganhar são os utilizadores, que assistem ao crescimento de plataformas e serviços especializados de entretenimento. Este aumento está acompanhado de novas formas de consumir conteúdo digital. A inovação é tão rápida que até os novos hábitos são transformados.

Socialização digital

As redes sociais, como seria de esperar, são também a porta de entrada para o mundo do entretenimento virtual. Manter o contacto com os amigos e acompanhar as novidades dos influenciadores digitais favoritos são atividades comuns na rotina digital. Existem estudos que provam que a socialização digital é uma das formas preferidas de entretenimento. 

Segundo a Marktest, os portugueses utilizam em média 6 redes sociais diferentes; e um estudo da “Digital Consumer Survey Portugal 2021 – Powered by Nielsen & Dynata” mostra que, em média, são dedicadas 13 horas semanais às redes sociais.

O controlo é nosso

Não há dúvidas. As plataformas de streaming também são umas das formas mais procuradas de entretenimento digital. O poder de escolha que as plataformas trouxeram mudou totalmente a lógica do consumo de conteúdo audiovisual. Os utilizadores deixaram de ser “reféns” da programação da televisão e passaram a criar os seus próprios horários.

Outra novidade no mundo das plataformas de streaming é a “Netflix party”, uma extensão dos navegadores que permite sincronizar a reprodução de um filme ou série e criar um grupo com os amigos ou a família, tornando possível que todos assistam ao programa em simultâneo — além disso, existe um chat que permite fazer comentários.

 

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Os videojogos não saem de moda

Outro forte pilar do entretenimento online são os videojogos. Milhares de utilizadores ligam-se diariamente na procura de diversão e desafios. Este mercado encontra-se num momento tão consolidado que existem jogos para todos os gostos.

Para os jogadores que gostam de encarar desafios tradicionais contra adversários reais — sejam esses amigos ou desconhecidos — existe uma grande variedade de opções. Afinal, os clássicos também contam com o seu espaço no mundo dos jogos eletrónicos. As emoções que esses jogos proporcionam na vida real foram transportadas para a internet e continuam a fazer sucesso.

Para duelos de um contra um, o xadrez é uma ótima ideia. Os tabuleiros virtuais estão em diversos portais de internet, como o Chess.com, e oferecem partidas individuais, sendo também realizados torneios completos. Tanto amadores como grandes mestres, como Magnus Carlsen, disputam partidas contra outros jogadores. Outro exemplo são os jogos de casino em plataformas especializadas, como o PokerStars Casino, onde os clássicos como Blackjack e roleta são encontrados online em diferentes modelos.

Outros jogos de sempre que encontraram caminhos na era digital foram: Ludo, um tabuleiro e um par de dados podem ser tudo o que deseja; Monopoly, cobrar o aluguer e comprar propriedades é a diversão; Damas, 64 casas e 12 peças para cada jogador. Por fim, um jogo capaz de criar paixões e ódios, o UNO também encontrou o seu lugar no mundo digital.

O entretenimento digital é um mundo aparte na internet, existem muitos segmentos, uma infinidade de plataformas, e serviços prontos para responder às mais diversas exigências. 

O hábito de procurar diversão online está estabelecido e a tendência é o aumento da procura e uma melhoria constante da qualidade dos conteúdos e serviços oferecidos. 

O próximo passo é a integração dos serviços e uma maior facilidade em partilhar a experiência em tempo real. A dúvida que resta é: já sabe como se vai divertir hoje?

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