Home / Empreendedorismo /

Eventos presenciais estão de volta: como é que as marcas devem planear a sua presença?

Eventos presenciais estão de volta: como é que as marcas devem planear a sua presença?

Share this article

    

“Estamos na fase de aliviar medidas com prudência, passo a passo”.

Quem o diz é Raquel Duarte, conselheira do governo para a pandemia, declarações que vêm abrir a porta para o regresso em força de eventos presenciais de massas como festivais, feiras ou congressos sem as medidas restritivas que marcaram a paisagem social e cultural durante os últimos dois anos.

O fim das restrições e o regresso destes eventos é algo muito esperado por todos, especialmente pelas muitas marcas que aproveitam estes escaparates para ações de marketing de proximidade.

Apesar do canal online estar a ser muito bem aproveitado, a verdade é que a presença das marcas em eventos presenciais são uma excelente forma de, entre outras coisas, estabelecerem uma relação mais próxima com os seus clientes e potenciais clientes e passarem a sua mensagem com maior facilidade, uma vez que as pessoas que marcam presença em feiras ou festivais estão mais disponíveis para a acolherem.

Como é que as marcas devem planear a sua presença nos eventos presenciais?

Face ao regresso dos eventos presenciais de massas e às vantagens em termos de marketing que a presença nestes certames oferece, é importante que as marcas comecem a planear devidamente a sua presença neste tipo de eventos. Como? É que lhe vamos explicar de seguida.

Escolha o evento com critério

A escolha do evento adquire importância crucial no seu planeamento e deve ponderada com critério. Tenha em consideração a sua estratégia global, o contexto económico e as tendências do mercado e não se esqueça que existem feiras abertas ao público e outras que se destinam unicamente a profissionais.

Escolha a que melhor se enquadra no seu negócio.

Estabeleça um plano de ação

Depois de determinada a feira ou evento onde a sua marca/empresa irá participar, determine os objetivos que quer alcançar com a sua presença: fidelizar clientes, promover a empresa, estudar o mercado, apresentar novos produtos, etc.

Neste planeamento deve ainda estar incluído o nível de investimento, marketing, tipo de stand e logística. Pense, igualmente, nos brindes promocionais que quer oferecer e nas viagens que terá que marcar.

Plano de Marketing

Apesar de ser elaborado no pré-evento, o marketing é um fator decisivo no alcance que a sua presença no certame terá em termos de visitantes e na forma como a sua marca perdurará na mente destes.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

Envie convites personalizados, ative uma campanha de mailing e aposte na divulgação através da imprensa e redes sociais. Convide jornalistas ou influenciadores para o seu stand e, à semelhança do que deve fazer com todos os outros visitantes, não se esqueça de lhes oferecer brindes personalizados.

Escolher a Equipa

Um dos segredos para que a presença da sua marca num evento presencial resulte em sucesso, é, sem dúvida, a escolha da equipa que dará a cara pela empresa no stand. Para além da simpatia, essencial na hora de cativar visitantes, estas pessoas devem combinar competências em áreas como vendas, marketing e relações públicas.

Design e Identidade

Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta frase é particularmente verdadeira quando falamos da presença da sua marca, por exemplo, numa feira de negócios ou num festival.

Nestes eventos, a identidade visual da empresa tem que estar em evidência não só na estrutura do seu stand, como também nos brindes promocionais que oferece e na roupa dos seus colaboradores.

Se os brindes promocionais são, normalmente, recebidos como um artigo de valor por quem o recebe ajudando, assim, à preservação da memória da sua marca no visitante, as roupas personalizadas não são menos importantes.

Para além de ser um componente importante da identidade da sua marca, a roupa personalizada abre caminho para uma forma de comunicar os valores da organização mais efetiva levando a uma maior taxa de atratividade junto dos visitantes.

Assim, na escolha da roupa para os seus colaboradores que estarão na feira/festival, privilegie peças que, simultaneamente, privilegiem um maior conforto e segurança e transmitam de forma clara a mensagem da sua marca e desta forma uma grande visibilidade à mesma.

 

NOTA: Foto de capa por r.classen/Shutterstock.com

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Comments

  • 18 March, 2022

    Parabéns pelo artigo, muito interessante!

Leave a comment

Your email address will not be published.