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Sabe como funciona o Google Trends?

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Sabe como funciona o Google Trends?

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Todos os profissionais de Marketing Digital já ouviram falar do Google Trends mas há ainda quem não saiba utilizar esta incrível ferramenta. Se tem dificuldade em encontrar ideias de posts para blog ou conteúdos populares para gerar tráfego, experimente fazer uma visita ao Google Trends. Prometemos que vai encontrar a solução para o seu bloqueio criativo.

Fácil de usar, grátis e capaz de gerar milhares de resultados por que razão é que não haveria de o usar? Neste post, explicamos detalhadamente como funciona o Google Trends. Em breve, será capaz de detetar termos de pesquisa populares, conseguindo assim manter-se sempre a par das últimas tendências.

Antes de tudo o resto, vamos apresentar devidamente o Trends. Esta ferramenta gratuita do Google tem como função analisar a percentagem das pesquisas relacionadas com cada termo pesquisado pelos utilizadores. Assim, é possível determinar o nível de popularidade desse termo e do tema(s) relacionado(s) durante um determinado período de tempo.

Para facilitar o trabalho do internauta, o Google Trends devolve os gráficos para que possa tirar conclusões em segundos.

Portanto, comece por aceder ao Google Trends e por digitar no motor de pesquisa um termo relacionado com o seu negócio. Está pronto? Vamos lá então!

Para este tutorial, vamos utilizar o termo Marketing Digital como exemplo ilustrativo, uma vez que está relacionado com o tema do nosso blog. Ao entrar no Google Trends, digitamos o termo no motor de pesquisa e de imediato recebemos os seguintes resultados:

como funciona google trends 1

Antes de mais, vamos tentar perceber este gráfico: o eixo horizontal representa o tempo principal (a partir de 2004) e o eixo vertical mostra a frequência com que um termo é procurado em relação ao número total de pesquisas. Não é difícil. Agora, está a ver a linha azul? Esta linha indica o nível de interesse que o termo Marketing Digital registou ao longo do tempo.

Basta um olhar de relance para conseguirmos perceber a evolução da pesquisa. Regista um crescimento positivo ou negativo? Neste caso, trata-se de um crescimento positivo, porque a linha assume uma trajetória ascendente.

Se fizer scroll para baixo, o gráfico principal desaparece e surge então um mapa e uma tabela. Nesta secção, a popularidade do termo é discriminada por sub-regiões e cidades. Para este tutorial, pedimos resultados “a nível mundial” mas no topo da página pode filtrar os resultados conforme localização geográfica.

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Ainda mais abaixo, encontramos as principais termos relacionados pesquisados pelos internautas. Com estes dados pode, por exemplo, fazer pesquisas no Google AdWords ou, como veremos mais abaixo, encontrar ideias para conteúdos novos no seu website ou blog.

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Como podemos ver pela tabela, cada palavra-chave apresentada é avaliada com uma percentagem que corresponde à importância do termo. Os termos sugeridos são escolhidos de acordo com a relação com a palavra-chave principal.

 

Neste exemplo, podemos ver que Marketing Digital tem como pesquisas relacionadas os termos “digital media”, “digital media marketing”, “online marketing”, “digital marketing jobs”, “digital agency”, “digital marketing agency” e “digital marketing manager”.

Esta especificação torna-se mais útil ainda quando colocamos o rato sobre a palavra-chave, altura em que aparecerá uma lupa. Se clicarmos na lupa seremos diretamente redirecionados para a primeira página de resultados desse termo. Na 1.ª página de resultados do Google, podemos então analisar os títulos melhor posicionados. Para já, vamos ver o exemplo genérico dos resultados da 1.ª página para o termo “digital media”.

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Comparar os resultados de diferentes termos no Google Trends

Mas vamos supor agora que quer comparar os resultados entre diferentes termos. Agora que descobriu que os termos “Digital Media” e “Online Marketing” estão diretamente relacionados com Marketing Digital, porque não perceber aquele que é mais popular?

A comparação é muito simples. No topo da página, precisa de digitar apenas os termos que deseja comparar.

como funciona google trends 5

A partir do gráfico, consegue perceber qual dos termos é mais popular. Neste caso em específico, constatamos que Marketing Digital é o termo que afinal tem menos interesse ao longo do tempo. Entretanto, “Online Marketing” atingiu um pico surpreendente no início de 2013 mas voltou a sofrer uma queda no mesmo ano. De acordo com o gráfico de barras no lado esquerdo, o termo com maior interesse entre os três é por isso “Digital Media”.

Abaixo, voltam a surgir os parâmetros de Interesse Regional e Pesquisas Relacionadas, desta vez organizados conforme cada um dos três termos comparados.

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