Home / Estratégia Digital /

Conheça agora quais são as principais vantagens de estudar online

Conheça agora quais são as principais vantagens de estudar online

    

Devemos conhecer o passado para satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. A tecnologia é a nossa principal ferramenta para unir o presente e o passado e promover o desenvolvimento, fundamentalmente na área da Educação. Por isso mesmo, existem várias vantagens no estudo online, como acontece através de plataformas como a escola de formação online IMF Portugal.

A adversidade gera oportunidade. E sem dúvida que uma das lições a retirar da pandemia do Coronavírus é que as instituições de ensino precisam encontrar soluções que vão além da tradição e do conservadorismo, adaptando-se e adotando definitivamente as tecnologias educacionais e partilhá-las, pois são responsáveis pelas gerações futuras. 

A suspensão temporária das atividades escolares ou de formação presenciais, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus Covid-19 entre os alunos e o restante da população. Garantindo dessa forma, que cada sistema de saúde nacional possa atender com qualidade os doentes.

Mesmo com a suspensão das aulas, o papel dos educadores é continuar a garantir o conhecimento. Por isso mesmo, todos os envolvidos com a Educação devem utilizar a tecnologia para a aprendizagem, utilizando assim estratégias que motivem os alunos a refletirem sobre a realidade que se impõe e a aprenderem cada vez mais.

As novas tecnologias estão a influenciar de maneira significativa o modo como se ensina e aprende, seja dentro ou fora dos ambientes escolares. A ideia é que cada aluno, mesmo estando em casa, esteja comprometido com o seu próprio desenvolvimento, tendo em vista aumentar as suas futuras oportunidades profissionais.

O uso da tecnologia motiva a procura por novos caminhos do ensino-aprendizagem, com base em novas metodologias, desenvolvendo estratégias para as atividades propostas.

Para os docentes é mais um desafio. O processo de ensino é realizado mediante a partilha de conteúdo no ambiente virtual, através de ferramentas para publicação, comentários e verificação da participação do aluno.

A utilização de plataformas online proporciona também uma abordagem criativa, assim como a interação entre os alunos, recorrendo a fóruns de discussão e chats online, porque a comunicação é instantânea. Existe também facilidade para os alunos e professores acederem aos materiais de apoio.

Confira 7 vantagens de estudar online

Entre uma grande oferta de cursos online neste post destacamos a escola de formação online IMF Portugal, cujas Áreas de Formação demonstram a sua versatilidade e a vasta gama de cursos universitários que oferece, bem como as suas saídas profissionais. Conforme destacam na infografia em baixo, existem várias vantagens em estudar online, como por exemplo:

 

Tempo – Um curso online permite gerir o tempo de acordo com a nossa agenda. Para além de ser possível estudar ao ritmo que mais lhe convém.

Mais económico – Os cursos online têm um custo inferior aos cursos presenciais, pois as instituições oferecem o mesmo conteúdo sem a necessidade de uma estrutura física de uma sala de aula.

Ensino personalizado – Nos cursos e ensino à distância, cada aluno tem um Tutor para um acompanhamento personalizado ao estudante.

Acesso total aos conteúdos – Conteúdos e apontamentos disponíveis 24 horas por dia durante toda a formação e após o fim do curso. As aulas gravadas permanecem na plataforma de e-learning para que o aluno possa revê-las sempre que necessitar.

Versatilidade – O ensino à distância aborda todas as áreas e níveis de ensino. Desde Licenciaturas, Pós-Graduações/MBA, Mestrados de grau reconhecido, nas áreas de Recursos Humanos, Gestão, Comercial e Marketing, entre outras.

Sem barreiras – Se possui mobilidade reduzida não terá de efectuar esforços para se deslocar de casa para o centro de estudos. Muitos dos adultos sentem-se retraídos no momento de retoma de estudos. Esta barreira psicológica é rapidamente ultrapassada ao poder estudar de forma não presencial.

Mobilidade – Ao optar por um curso através de e-learning pode viajar sempre que necessário sem estar restringido a uma área geográfica. Tendo acesso à Internet e a um computador, tablet ou smartphone, pode assistir ao curso a partir de qualquer lugar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]