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Vendas de Natal de 2022 ultrapassaram um bilião de euros

Vendas de Natal de 2022 ultrapassaram um bilião de euros

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A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), divulgou os dados relativos às vendas de Natal de 2022, analisando informações de mais de mil milhões de consumidores em todo o mundo, incluindo Portugal.

O comércio regista o marco de 1,14 biliões de dólares (do inglês trillion e correspondente a cerca de 1,07 biliões de euros) a nível global!

Esta tendência tem sido cada vez mais acentuada nas sociedades que buscam cada vez a riqueza e o lucro, como demonstram por exemplo as elevadas pesquisas no Google por temas como “ganhar dinheiro na Internet”, “enriquecer rápido”, “fazer dinheiro no tiktok” e “melhores casinos bitcoin em Portugal”.

Os dados agora tornados públicos revelam:

  • Devoluções aumentam no final da temporada: ainda em dezembro, a Salesforce fez a previsão de que mais de 1,4 mil milhões de pedidos comprados nesta temporada de festas seriam devolvidos. Os dados atuais demonstram que o número chegou aos 1,39 mil milhões, 13% do total de encomendas de Natal e um aumento de 63% em devoluções face ao ano passado. Nos seis dias após o Natal, a Salesforce registou 16% de devoluções, um aumento de 5% face ao ano passado.
  • O retalho manteve os bons descontos na véspera do Natal: lojas e marcas mantiveram os descontos competitivos, com a taxa média de desconto a fixar-se nos 21%, em comparação com os 19% no ano passado. Produtos de cuidados para a pele e maquilhagem e beleza foram as categorias com maior desconto, com a taxa fixada nos 29%.
  • Compra online e recolha em loja (BOPIS) contribui para o crescimento das vendas: Quase um quinto das encomendas online feitas a nível global na época de Natal foi com a opção BOPIS. O pico de crescimento, de 35%, foi com encomendas na véspera de Natal. Quando a janela de datas garantidas para entrega de encomendas começou a fechar, as empresas nos EUA que ofereciam a opção BOPIS viram a sua faturação crescer 7x mais depressa do que as que não tinham checkout com BOPIS.
  • Referrals nas redes sociais atingem máximos. Os consumidores gostam de encontrar os seus produtos em qualquer tipo de comércio, mas as redes sociais mostraram ser o canal preferido em 2022. Os referrals nas redes sociais atingiram o pico nesta época de natal, responsáveis por 12% do tráfego mobile (+23% face ao ano passado). Bélgica, Itália e EUA foram os países onde os consumidores mais compraram pelas redes sociais.

“Os operadores de retalho fecharam a temporada de festas de 2022 com um crescimento de vendas mais forte do que o esperado”, explica Rob Garf, Vice-Presidente e Diretor Geral de Retalho da Salesforce. “Olhando para o futuro, os consumidores mantêm-se cautelosos perante a incerteza económica. Em 2023, os operadores de retalho devem reduzir o peso da colocação do cliente no centro, através da personalização com base em dados e com operações mais eficientes nas áreas de satisfação, serviço e devolução.”

 

Estratégias Multicanal impulsionam a época de vendas de Natal em 2022

Apesar da incerteza económica e dos diferentes hábitos de consumo em comparação com os últimos dois anos, as marcas e o retalho no geral em todo o mundo envolveram-se mais com os clientes em todos os canais:

  • Commerce Cloud: Foram mais de 220 milhões de pedidos online gerados no Commerce Cloud, que forneceu ainda experiências digitais rápidas, simples e personalizadas aos consumidores. As vendas online impulsionadas pelo Commerce Cloud cresceram mais de 6% em relação ao mesmo período no ano anterior.
  • Einstein: Foram mais de 10 mil milhões de recomendações personalizadas atendidas, o que representou 9% da receita vista pelas empresas com recomendações feitas durante este período.

 

  • Service Cloud: os agentes de contacto com o cliente visualizaram ou trabalharam em casos mais de 30 mil milhões de vezes (um aumento de 20% no ano).

 

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