Home / Google Analytics /

5 truques Google Analytics para poupar tempo na análise

truques Google Analytics

5 truques Google Analytics para poupar tempo na análise

 

Quem tem um website sabe muito bem que um dos momentos mais gratificantes é verificar que o trabalho está a dar frutos. A partir do lançamento da página, assistimos a uma evolução gradual de dia para dia, de mês para mês e especialmente de ano para ano. O aumento do tráfego, o cumprimento de objetivos que definimos e o sucesso de certas publicações deixam-nos confiantes para o futuro e permitem traçar um plano.

Uma das ferramentas que nos permite verificar este desempenho do nosso website é o Google Analytics. Além de ser considerada a melhor ferramenta do mercado, é absolutamente gratuita e pode ser usada por qualquer utilizador.

A partir de relatórios pré-definidos, pode verificar o tráfego, identificar comportamentos dos visitantes, conferir o top de posts mais visitados, entre uma série de outras funcionalidades absolutamente imperdíveis.

Ainda assim, há quem não se adapte bem a esta ferramenta e tenha dificuldade em entender a evolução do seu website. Se passa muito tempo nesta plataforma e se sente frustrado por não encontrar o que realmente quer, leia com atenção o nosso post. Estamos prestes a revelar 5 truques Google Analytics para que consiga encontrar os relatórios mais importantes sem dores de cabeça.

5 truques Google Analytics para poupar tempo na análise

1 – Defina Metas

Assim que ligar o Google Analytics ao seu website, defina objetivos. Estes objetivos são necessários para termos acesso a relatórios de conversão, mostrando assim o sucesso do seu trabalho. É você mesmo que define os objetivos que quer atingir: leads, subscritores, vendas, entre outros.

O processo é muito simples e rápido:

1 – Clique na opção Administrador na barra superior;

2 – Na barra Visualizar, clique em Objetivos;

3 – Clique no botão Novo Objetivo;

4 – Escolha Personalizado e introduza o nome do Objetivo;

5 – Selecione a opção Destino na secção Tipo de objetivo”;

objetivo

6 – Nos Detalhes do Objetivo, introduza o link da página a que quer que os seus visitantes cheguem. Se o objetivo é medir o número de vendas, por exemplo, sugerimos que introduza aqui o link da página final de agradecimento;

7 – Ative a opção Valor e atribua um valor monetário para o objetivo. Trata-se de um valor simbólico como, por exemplo, 1 €;

8 – Ative a opção Funil e coloque o URL com o seu contacto, selecionando depois a opção Sim por debaixo da pergunta É obrigatório?

9 – Clique em Criar objetivo.

É um processo simples que vai garantir que o Analytics funciona em concordância com as necessidades do website.

2 – Escolha um Painel de Controle Pré Feito

Se por um lado beneficiamos com as centenas de relatórios que o Google Analytics nos apresenta, por outro lado podemo-nos sentir completamente frustrados quando navegamos por entre tanta informação relevante.

Felizmente, uma comunidade de analistas confrontou-se com os mesmos problemas e teve uma ideia interessante para resolver a questão. Ao selecionarem alguns dos relatórios mais importantes, combinaram-nos em interfaces mais simples, facilitando assim a leitura.

Para adicionar uma destas interfaces à sua conta Google Analytics, siga os passos que apresentamos em seguida:

1 – Na secção de Relatórios da sua conta Analytics, dirija-se ao separador Painéis e de seguida clique em Novo painel de controle;

2 – Selecione a hipótese Importar da galeria;

3 – Na Galeria, procure um painel de controle de que goste. Existem várias hipóteses que pode filtrar por avaliação e ainda por categoria;

paineis

4 – Assim que encontrar um painel de que goste, clique em Importar.

De imediato, pode ver os seus relatórios dentro da conta Google Analytics, com todos os dados relevantes para medir o desempenho do website.

 

MarketSamuraiBanner2

3 – Programe envios para e-mail

Ideal, ideal seria consultar os relatórios Analytics sem ter de se visitar a plataforma. Está a pensar que isso seria realmente agradável mas ao mesmo tempo impossível? Desengane-se. Além de ser possível, é muito simples: programe relatórios para que sejam enviados diretamente para o seu e-mail.

Para programar estes envios para o seu endereço eletrónico, basta seguir os passos que apresentamos abaixo:

1 – No Google Analytics, visite um determinado relatório que gostaria de receber via e-mail;

2 – Na barra superior, clique na opção que diz E-mail;

3 – Preencha os campos que lhe são pedidos, nomeadamente um endereço de correio eletrónico ou vários;

4 – Selecione a frequência com que quer receber os relatórios: diária, semanal, mensal, trimestral;

email

5 – Se quiser, pode introduzir uma mensagem;

6 – Para finalizar, basta clicar em Enviar.

Terminado este passo, basta esperar que os relatórios caiam no seu e-mail. Está a ver como é simples?

4 – Guardar atalhos

Para uma navegação ainda mais rápida, aconselhamos que crie atalhos para determinados relatórios do Google Analytics. Se, por exemplo, precisa de visitar o relatório de “Todo o Tráfego” diariamente, pode criar um atalho para que, ao entrar na plataforma, alcance com apenas um clique a informação pretendida.

atalho

Para criar estes atalhos, a única coisa que precisa de fazer é clicar no botão Atalho, que surge na barra superior, sempre que visitar um determinado relatório. Uma das principais vantagens deste sistema é que permite criar atalhos de relatórios que já tenham sido filtrados por si, evitando assim que repita todos os passos necessários para chegar a um determinado conjunto de dados.

5 – Quill Engage

E, por último, já conhece a Quill Engage? Se nunca ouviu falar desta ferramenta completamente gratuita, aponte já o nome porque a forma como analisa os resultados do seu website está prestes a mudar.

Quill-Engage-logo-March-2014

O que a ferramenta se propõe a fazer é pegar nos dados do Google Analytics para escrever um pequeno resumo que explica toda a informação recolhida. Não importa se são dados referentes ao tráfego e à sua origem, metas, conversões, referências e até mesmo comportamentos de determinados nichos da audiência. A Quill Engage faz a análise toda por si.

Após programar a ferramenta, os resumos do Analytics começam a chegar à sua caixa de correio eletrónico todas as semanas. Além de poupar tempo em longas investigações no Analytics, tem ainda a vantagem de disponibilizar informação textual que pode ser reencaminhada para todos os elementos da sua equipa de trabalho. Dê um salto na página da Quill Engage para começar a usar já este serviço gratuito.

Basta reservar meia hora do seu tempo para pôr todas estas dicas em prática. A partir daí em diante, não precisa de se preocupar mais com o Google Analytics. O trabalho processa-se automaticamente e tudo o que tem de fazer é esperar pelos resultados. Uma excelente forma de otimizar o seu tempo e trabalho.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM O GOOGLE ANALYTICS:

Como usar o Google Analytics no seu website

Implemente Relatórios de Análise personalizados no Analytics

O que são os funis multicanal do Google Analytics?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]