Home / 1º P - Pesquisa /

Como usar os relatórios de aquisição do Google Analytics

Como usar os relatórios de aquisição do Google Analytics

Templates

Os relatórios de aquisição fornecidos gratuitamente pelo Google Analytics fornecem uma janela do ciclo Aquisição-Comportamento-Conversão (ACC) dos utilizadores, ou seja, como o website investigado adquire utilizadores, qual o respetivo comportamento desses utilizadores no site após a entrada e os padrões de conversão nos objectivos delineados previamente.

O que os Relatórios de Aquisição permitem ver

– Aquisição por canal, campanha, palavra-chave e origem/meio;

– Comportamento no site por páginas por visita, duração da visita e visualizações de página;

– Padrões de conversão por transações, receita, taxa de conversão de comércio eletrónico, objetivos concluídos, valor dos objetivos e taxa de conversão de objectivos.

Para demonstrar neste post como funciona a análise dos relatórios de aquisição juntamos alguns exemplos relacionados com a Análise de canais.

Embora seja importante compreender o volume relativo de utilizadores adquirido por cada canal é ainda mais importante compreender a qualidade do tráfego que cada canal oferece.

No relatório Descrição Geral, podemos ver facilmente os volumes relativos de tráfego por canal e os níveis de conversão de cada canal:

relatorios-de-aquisicao-um

Na análise deste relatório vemos que o website analisado obtém já muitos visitantes a partir da pesquisa orgânica versus a pesquisa paga (11173 visitas vs. 7276 visitas). Existe o parâmetro not set que não permite saber qual o canal de aquisição e que tem um valor pertinente de 9121 visitas. De referir também que a taxa de rejeição do canal email é a mais baixa de todas as aquisições com 40,16%.

relatorios-de-aquisicao-dois

Em termos de visitas e transações, a pesquisa orgânica parece ser a opção claramente vencedora – com muito mais visitas do que a pesquisa paga por exemplo e uma taxa de rejeição de 52,50% (na pesquisa paga a taxa de rejeição ascende a 65,30%).

Em percentagem, a taxa de transações do canal email é a maior, obtendo 4,42%.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

O outro canal perto desse valor é o da pesquisa orgânica, atingindo 4,06%.

Você sabia que o WeLabs agora é Escola de Negócio 8Ps?

escola-de-negocios-conrado-adolpho

A pesquisa paga é menos rentável deste ponto de vista, pois apenas tem 3,71% como taxa de transacção, enquanto o canal directo tem 3,43% e o canal Referral obtém 2,97%.

Estes resultados apontam ainda mais para a necessidade da empresa do website de exemplo desenvolver conteúdos que resultem em tráfego orgânico, reforçando também as suas campanhas de email com os conteúdos gerados pelo blog de conteúdos e produtos do website.

Deste modo, quanto maior for o trabalho realizado nestes dois canais, mais hipóteses de conversão podem advir dos mesmos, poupando assim dinheiro no investimento em AdWords ou Facebook Ads. O investimento principal na pesquisa orgânica será realizado na otimização do motor de pesquisa.

QUER FAZER PARTE DA PRÓXIMA TURMA 8 PS? Inscreva-se AQUI para saber quando abre o Curso 8 Ps.

resultados-8ps-4

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM O GOOGLE ANALYTICS:

Como usar o Google Analytics no seu website

Implemente Relatórios de Análise personalizados no Analytics

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]