Home / 1º P - Pesquisa /

Como usar os relatórios de aquisição do Google Analytics

Como usar os relatórios de aquisição do Google Analytics

E-Goi

Os relatórios de aquisição fornecidos gratuitamente pelo Google Analytics fornecem uma janela do ciclo Aquisição-Comportamento-Conversão (ACC) dos utilizadores, ou seja, como o website investigado adquire utilizadores, qual o respetivo comportamento desses utilizadores no site após a entrada e os padrões de conversão nos objectivos delineados previamente.

O que os Relatórios de Aquisição permitem ver

– Aquisição por canal, campanha, palavra-chave e origem/meio;

– Comportamento no site por páginas por visita, duração da visita e visualizações de página;

– Padrões de conversão por transações, receita, taxa de conversão de comércio eletrónico, objetivos concluídos, valor dos objetivos e taxa de conversão de objectivos.

Para demonstrar neste post como funciona a análise dos relatórios de aquisição juntamos alguns exemplos relacionados com a Análise de canais.

Embora seja importante compreender o volume relativo de utilizadores adquirido por cada canal é ainda mais importante compreender a qualidade do tráfego que cada canal oferece.

No relatório Descrição Geral, podemos ver facilmente os volumes relativos de tráfego por canal e os níveis de conversão de cada canal:

relatorios-de-aquisicao-um

Na análise deste relatório vemos que o website analisado obtém já muitos visitantes a partir da pesquisa orgânica versus a pesquisa paga (11173 visitas vs. 7276 visitas). Existe o parâmetro not set que não permite saber qual o canal de aquisição e que tem um valor pertinente de 9121 visitas. De referir também que a taxa de rejeição do canal email é a mais baixa de todas as aquisições com 40,16%.

relatorios-de-aquisicao-dois

Em termos de visitas e transações, a pesquisa orgânica parece ser a opção claramente vencedora – com muito mais visitas do que a pesquisa paga por exemplo e uma taxa de rejeição de 52,50% (na pesquisa paga a taxa de rejeição ascende a 65,30%).

Em percentagem, a taxa de transações do canal email é a maior, obtendo 4,42%.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

O outro canal perto desse valor é o da pesquisa orgânica, atingindo 4,06%.

Você sabia que o WeLabs agora é Escola de Negócio 8Ps?

escola-de-negocios-conrado-adolpho

A pesquisa paga é menos rentável deste ponto de vista, pois apenas tem 3,71% como taxa de transacção, enquanto o canal directo tem 3,43% e o canal Referral obtém 2,97%.

Estes resultados apontam ainda mais para a necessidade da empresa do website de exemplo desenvolver conteúdos que resultem em tráfego orgânico, reforçando também as suas campanhas de email com os conteúdos gerados pelo blog de conteúdos e produtos do website.

Deste modo, quanto maior for o trabalho realizado nestes dois canais, mais hipóteses de conversão podem advir dos mesmos, poupando assim dinheiro no investimento em AdWords ou Facebook Ads. O investimento principal na pesquisa orgânica será realizado na otimização do motor de pesquisa.

QUER FAZER PARTE DA PRÓXIMA TURMA 8 PS? Inscreva-se AQUI para saber quando abre o Curso 8 Ps.

resultados-8ps-4

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM O GOOGLE ANALYTICS:

Como usar o Google Analytics no seu website

Implemente Relatórios de Análise personalizados no Analytics

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]