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5 bons motivos para a sua empresa estar online

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5 bons motivos para a sua empresa estar online

 

A Internet revolucionou o modelo de negócios tradicional. Atualmente, possuir um website é quase uma questão de sobrevivência e já não está tão relacionado com “ter um site só porque é giro”. A  crise económica acentuou a necessidade de modernização obrigando as Pequenas e Médias Empresas a reconhecer a importância de estar online.

É possível estar online de muitas formas. Os tipos de sites empresariais, por exemplo, variam: existem aqueles que só querem uma página estática para divulgar os seus contactos; outros que desejam apostar em conteúdos dinâmicos e repletos de elementos de multimédia; ou ainda aqueles que almejam por uma plataforma que permita vender diretamente bens ou serviços à audiência.

Os números não mentem e parece que, a pouco e pouco, as empresas portuguesas têm vindo a “acordar” para esta nova realidade. Dados da Pordata revelam uma evolução significativa: no espaço de 10 anos, a média de empresas com presença online quase triplicou. Consulte os dados aqui.

Se ainda não criou um website para a sua empresa ou se está a pensar em encontrar um lugar neste mundo online, recomendamos a leitura deste artigo. Sem delongas, apresentamos 5 motivos para que perceba que estar online pode fazer muito pelo futuro da sua empresa.

5 bons motivos para a sua empresa estar online

1 – Potencial do mercado

Independentemente do seu nicho de mercado, temos a certeza de que a Internet lhe pode trazer inúmeras vantagens. O número de pessoas ligadas à rede aumenta a cada minuto e, só em Portugal, já somos ao todo 5,7 milhões.

Não devemos, no entanto, olhar só para o potencial nacional. Com a Internet, uma empresa local escondida numa pequena cidade pode habilitar-se a fazer negócios em qualquer outra parte do mundo. O mercado online é global e não conhece fronteiras.

2 – O português não se fala só em Portugal

Na sequência do tópico anterior, há que salientar o potencial do uso do idioma. Embora o inglês seja a língua mais falada em todo o mundo, relembramos que o português ocupa já o 5.º lugar no que diz respeito ao idioma mais utilizado pelos internautas.

Isto significa que, mesmo utilizando a sua língua materna, o seu website terá potencial para chegar ao Brasil e países africanos de língua portuguesa. Atentemos em particular no caso do Brasil e no potencial que representa atualmente no universo da Internet. O rápido desenvolvimento económico do Brasil, listado como o 5.º país mais populoso do mundo, tem-se traduzido em elevados volumes de tráfego na Internet. É importante não deixar passar esta vantagem.

 

3 – Aberto 24h por dia, 7 dias por semana

Qualquer hora é uma boa hora para fechar um negócio. Ao criar uma presença online, não terá de se preocupar com o horário de atendimento do website, nem tão pouco em passar horas ao telefone a explicar os seus serviços.

Em vez disso, as pessoas têm a oportunidade de ler a explicação que deixou no seu website e só em caso de dúvida é que o consultarão. Além disso, optando por criar um formulário de contacto, poderá receber as mensagens via e-mail e responder depois.

4 – Análise de métricas

Uma das grande vantagens da Internet é que tudo pode ser medido e quantificado. Ferramentas como o Google Analytics e de e-mail marketing permitem saber exatamente qual o comportamento dos consumidores: quanto tempo estiveram na página, através de que dispositivo consultaram o website, o local onde estavam, quantas páginas viram, entre outros.

Reunindo todos estes dados é possível conhecer melhor o nosso público-alvo e ir afinando estratégias para que estas se tornem mais eficazes. Este fator constitui uma grande vantagem em comparação com as formas de marketing e publicidade tradicionais, onde é mais difícil ter acesso aos dados e perceber qual o real impacto dos mesmos.

5 – Interaja com a audiência nas Redes Sociais

Quando falamos de presença online não nos referimos apenas a websites. Uma ação estratégica eficaz deve contemplar várias áreas e trabalhar em várias frentes. Um especial destaque deve ser dado às redes sociais já que é nestas plataformas que se encontra um grande número de pessoas.

Num universo onde interatividade é uma das principais palavras-chave, há que ter a consciência da necessidade de comunicar diretamente com a audiência através de informações e conteúdos relevantes.

 

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