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Fazer post optimizado em SEO é como marcar um penalty

Fazer post optimizado em SEO é como marcar um penalty

 

O título deste artigo resume numa única frase aquilo que considero essencial ter em mente quando estou a fazer post optimizado segundo regras SEO. Mas porquê esta analogia com o futebol?

Porque realmente fazer post optimizado para um blog tem muito a ver com a concentração, foco e a determinação necessária para atingir um objectivo muito bem definido: obter o maior número de visualizações para o post, ou seja, marcar golo!

A grande maioria das pessoas que produz conteúdos para websites, sejam posts para blogs, ou textos para páginas empresariais de serviços e produtos, desconhece que cada URL do seu domínio, cada página do seu domínio, deve trabalhar apenas uma palavra-chave principal.

Ou seja, cada página deve ter somente uma Focus Keyword definida dentro do

  • URL
  • Título da página
  • Corpo do texto (várias vezes repetida)
  • Sub-título
  • Corpo do texto (várias vezes repetida)
  • Título meta, descrição meta e meta keywords

Esta é a estrutura ideal para criar qualquer página na Internet.

E ao pensar nisto tudo, concluí há algum tempo que na verdade esta estrutura é muito semelhante… ao corpo humano. CABEÇA, TRONCO e MEMBROS! Se em determinados momentos chave das nossas vidas não estamos plenamente concentrados em determinado objectivo será mais difícil atingir esse mesmo objectivo. Dito por outras palavras, se a nossa mente não está focada, o nosso corpo e a consequente acção que queremos que ele faça não irá acompanhar fielmente os nossos propósitos. Concordam?

fazer-post

A angústia de não saber como fazer post otimizado

Já todos vimos jogadores de futebol de alto gabarito falharem penalties decisivos. Mas também já todos tivemos a sensação que certo jogador ia falhar o penalty, mesmo antes de ele correr para a bola. Porquê? Porque vemos pelas imagens televisivas que o jogador não está concentrado no que vai fazer a seguir.

Algumas vezes falham-se penalties porque o guarda-redes adversário tentou (e conseguiu) distrair o marcador. Um dos casos mais famosos foi protagonizado por Bruce Grobbelaar em 1984, na final da Taça dos Campeões Europeus, num jogo mítico entre o Liverpool (Inglaterra) e a Roma (Itália). Na altura, Bruce Grobbelaar decidiu fazer palhaçadas instantes antes de Bruno Conti e Francesco Graziani correrem para a bola. O guarda-redes mordeu a rede simulando estar a comer esparguete e fez ainda uma dança rídicula com as pernas. Resultado? Os 2 italianos falharam os penalties e o Liverpool foi Campeão Europeu! 🙂

Mas, marcar um penalty é uma coisa muito simples: basta correr para a bola sem oposição e chutar para uma baliza enorme onde está um senhor que vai saltar a tentar apanhar a bola. Se o penalty é bem marcado, não há hipótese de defesa. Então, porque razão tantos falham?

Fazer post optimizado não é difícil

Escrever ou fazer post optimizado para um blog também é uma coisa muito simples, se conhecermos a estrutura ideal, a palavra chave principal e as outras keywords auxiliares. Mas quem faz conteúdos deste género sofre por vezes da mesma angústia que o jogador de futebol que falha um penalty. Porque muitas vezes produz artigos que não são lidos.

Este meu artigo visa precisamente evitar que você cometa este erro fulcral na hora de escrever um artigo optimizado segundo regras SEO para o seu blog. Ok, esta abordagem é pouco ortodoxa, mas explico já a seguir.

Vejamos como age um jogador na hora de marcar um penalty, comparando directamente com a utilização da palavra-chave principal na estrutura de um post optimizado em SEO.

 

A bola está parada na linha de 11 metros, o jogador está uns metros atrás, o árbitro apita. Na cabeça do jogador (que equivale ao título do nosso post) está neste momento apenas uma palavra: golo! A mente orienta então o corpo do jogador para começar a correr, relembrando a cada passada qual é a palavra/objectivo desta correria (golo, golo, golo) – o que equivale ao corpo do texto, onde devemos repetir a palavra-chave principal várias vezes. Quando chega a hora de encaminhar o pé para a bola, o jogador roda a anca enquanto pensa na palavra golo mais uma vez (sim, isto é a minha analogia para um sub-título, a anca…).

Em simultâneo, os 2 pés fazem movimentos díspares para que apenas 1 atinja a bola na perfeição (esta fase equivale aos movimentos dispersos que utilizamos no título meta, descrição meta e meta keywords com outras palavras chaves de apoio). A bola vai em direcção à baliza e entra (seja lá de que maneira for!). Quando o jogador tem a mente focada na palavra-chave principal, a grande maioria das vezes ele consegue marcar um GOLO! Nem sempre isso acontece é verdade, mas estará muito mais perto de acontecer.

A ideia é muito simples: para escrever um post optimizado de acordo com regras SEO foque-se numa palavra-chave principal boa para o seu negócio da mesma maneira que um jogador de futebol tem de se concentrar em marcar golo na hora de marcar um penalty. Use todo o poder da sua mente para transmitir 1 ideia muito concreta a todo o seu corpo e espírito e ficará muito mais perto de alcançar o seu objectivo: obter leitores para o que escreve.

E já agora, será que este artigo que acabou de ler está optimizado para SEO? Sim, verifique: a palavra-chave principal que usei foi fazer post. Esta Focus Keyword está no título, está no corpo do texto repetida várias vezes, está nos sub-títulos, está no título meta, descrição meta e meta keywords. Para compor ainda melhor a optimização, inseri uma foto, cujo título é a mesma palavra-chave principal: fazer post.

Uma das ferramentas que mais utilizo para encontrar as palavras-chave relevantes para os meus artigos é o Market Samurai. O que é o Market Samurai? Pode ler neste artigo, mas fique desde já a saber que é uma ferramenta fundamental de análise de palavras-chave para qualquer pessoa que deseja ter sucesso na Internet. E tem uma versão de teste gratuita durante 12 dias. Experimente agora!

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