Home / Marketing digital /

Como ter sucesso com GIFs para Facebook?

gifs

Como ter sucesso com GIFs para Facebook?

AdobeStock

Apesar dos GIFs já existirem há quase 30 anos, só agora se estão a tornar extremamente populares a nível de web design, principalmente com GIFs para Facebook. Com inúmeros conteúdos visuais e a consciencialização das grandes marcas para o valor deste tipo de conteúdo, há cada vez mais empresas e pessoas a publicar este tipo de imagem nas redes sociais.

Neste momento a maioria das pessoas que estudam Marketing Digital perceberam que a utilização de GIFs em páginas de fãs no Facebook resulta muito bem, pois gera engajamento de maneira fácil, leve e divertida.

São fáceis de partilhar e, sobretudo, fáceis de encontrar através de inúmeros sites que disponibilizam milhões de GIFs animados de qualquer nicho de mercado.

Mas porque é que fazem tanto sucesso?

House-of-cards-but-why

Uma vez que estão sempre em movimento, já que recomeçam quando termina a sequência, é quase certo que os GIFs sejam vistos por quem estiver a fazer scroll no feed de notícias do Facebook. Juntando a isto o facto de que os GIFs são, também, bastante curtos, é possível usar este espaço para transmitir facilmente uma mensagem.

Se ainda não sabes como usar GIFs convém relembrar que apesar de ser um ficheiro, habitualmente para funcionar tem de ser partilhado através de um link na timeline. Não é realizado o upload como um ficheiro de imagem ou vídeo. É como um link de um vídeo do YouTube!

fb-animal-gif

Por norma, as imagens GIF animadas têm obtido muitas curtidas e shares no Facebook. Todo este trabalho pode por isso ser rentabilizado facilmente para quem está à procura de táticas para ganhar curtidas no Facebook.

Não sabes como? Analisa esta tática muito simples. Basta escolheres um nicho em que costumas trabalhar. Não importa qual é. O seu negócio na Internet está baseado em que assunto? Uma vez encontrado esse assunto, podes visitar uma plataforma como a GIPHY e colocar no motor de pesquisa uma palavra-chave relacionada com o seu negócio.

Onde encontrar GIFs para Facebook?

tumblr_inline_nf8xbqLRaA1sn9nqj

Templates

O GIPHY, uma plataforma que temos usado nos últimos tempos, vai devolver centenas de resultados relacionados com o tema em questão. De seguida, basta dar uma vista de olhos pelos GIFs mais interessantes para o seu nicho e perceber quais é que pode promover na sua Página de Fãs do Facebook.

Os conteúdos vão acrescentar à página um conteúdo leve e divertido que, obviamente, vai conseguir excelentes resultados. O melhor de todo este processo é que encontras ótimos conteúdos gratuitos numa tática muito fácil de executar.

Além do GIPHY existem uma série de outras plataformas digitais onde podes encontrar GIFs animados, como Gifbin, o Tumblr e o Reddit.

Como criar GIFs de vídeos e tirar benefício no Facebook!

giphy (2)

Agora prepare-se porque estamos prestes a revelar um segredo menos conhecido relacionado com os GIFs mas que, além de ser extremamente rentável, também é muito simples e, uma vez mais, gratuito. Em que consiste? Alguma vez pensou em criar GIFs de vídeos e publicar neste formato no Facebook?

Apesar dos GIFs para Facebook terem bastante sucesso conforme expliquei em cima, de certeza que já reparaste que existem outros conteúdos virais na sua timeline do Facebook. O vídeo é neste momento sem qualquer dúvida o tipo de ficheiro mais viral possível para utilizar na maior rede social do Mundo.

O nosso conselho é este: transforme o seu GIF em vídeo e depois faça upload pelo Facebook, que lhe dá a opção de adicionar um botão no final desse mesmo vídeo. Nesse botão poderá inserir um link que remeta o utilizador para uma determinada página web, seja página de captura, página de vendas, afiliado, qualquer página (além do próprio texto da descrição obvaimente). Procure o botão que mostro no print screen em baixo.apelo

Para fazer um vídeo com base num GIF só precisa de utilizar a ferramenta Convert GIF to MP4. Como é que funciona? Basta descarregar primeiro um GIF da Internet para o seu desktop, como se fosse uma imagem normal. Depois, entre aqui e faça upload desse mesmo GIF. A conversão é rápida e, assim que terminar, pode descarregar este pequeno vídeo para o seu computador.

O que precisa de fazer em seguida é dirigir-se para o Facebook e fazer upload do vídeo para a sua Página de Fãs. Assim que o upload terminar, pode editar as configurações do vídeo e inserir no final um Call To Action com um link para o seu blog, por exemplo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]