Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Ideias em forma de pixel

Ideias em forma de pixel

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Provavelmente o nome Alex Tew não lhe diz muito, mas se falarmos no projeto Million Dollar Homepage, é capaz de se lembrar de algo, certo?

Foi em 2005 que o estudante britânico Alex Tew, com o propósito de ganhar dinheiro para pagar os estudos universitários, teve a ideia de criar um site em que qualquer pessoa poderia comprar um pixel por um dólar. O objetivo era angariar um milhão de dólares e o impacto foi de tal ordem que em poucas semanas tornou-se um fenómeno viral na internet. Centenas de empresas quiseram comprar o seu lugar neste espaço visitado por milhares de pessoas e em pouco tempo viram as suas vendas a crescer, conforme pode verificar nos testemunhos do próprio site em http://www.milliondollarhomepage.com.

Mas Tew não ficou por aqui. À boleia do sucesso que conseguiu com a marca, em 2010 lançou um novo projeto intitulado One Million Person. O objetivo era o de criar um livro virtual com espaço para que um milhão de utilizadores pudessem incluir o seu avatar do Facebook, assim como o respetivo link para o perfil: cerca de 1250 páginas! Por apenas três dólares, cada pessoa poderia fazer parte deste retrato da geração digital global, contribuindo para uma iniciativa construída pela e para a ligação entre as pessoas, via contexto virtual.

Atualmente a residir em São Francisco, o jovem de 28 anos está a dirigir o seu mais recente projeto intitulado Calm.com. A ideia é tão simples quanto “trazer relaxamento ao mundo cada vez mais stressado e hiper conectado”. A internet surge mais uma vez como o meio preferido para fazer crescer um negócio onde se privilegia o indivíduo interligado por um mote colaborativo: “Imaginem um mundo onde toda a gente tira dez minutos por dia para relaxar – parar realmente para sossegar a mente e acalmar por breves instantes a sobrecarga sensorial; parar o murmúrio mental que frequentemente nos distrai, assim como toda a ansiedade proporcionada por dias e dias ininterruptamente atarefados – e viver apenas aqueles momentos que proponho. O mundo certamente seria um melhor lugar para viver!”; afirma Tew.

Também neste projeto, os utilizadores é que escolhem o que querem, em função do que pretendem: é-lhes dada a opção de selecionar a foto/vídeo, a música e o tempo de que necessitam para ter essa paragem de qualidade no tempo.

Alex Tew, com os seus sucessivos projetos, tem-nos mostrado qual a importância que o poder de escolha assume no que ao mundo digital recente diz respeito. Consegue gerar, não só lucro, como, acima de tudo, o crescimento e reconhecimento que uma marca pode assumir em torno dos utilizadores que se ligam a projetos e causas.

Templates

Este é o melhor tipo de negócio em que se conta com a mão de obra dos próprios clientes, o chamado Grau de Atividade do Consumidor. Para negócios em que os consumidores podem atuar como dinamizadores do negócio esta é a melhor maneira de crescer rapidamente. É o princípio utilizados pelas redes sociais.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

30 livros sobre Redes Sociais

25 Cursos de Marketing Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]