Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Mil Casmurros, um livro que é uma rede social

Mil Casmurros, um livro que é uma rede social

by Tiago Leão

Share this article

    

A Internet abriu a porta para um mundo sem fronteiras, onde a livre circulação de ideias estimula a criatividade e dá origem a alguns dos projetos mais inovadores de sempre. Criativos espalhados pelo planeta procuram desconstruir o convencional e criar estratégias de marketing digital inovadoras. É o caso dos Mil Casmurros, uma nova rede social brasileira, criada para promover uma minissérie de época da TV Globo.

O projeto remonta ao ano de 2009 e foi realizado com o intuito de assinalar o centenário da morte do escritor, Machado de Assis. A minissérie produzida pela maior televisão brasileira baseava-se no romance de sucesso, “Dom Casmurro“, e pretendia contar o clássico da literatura, juntando-lhe referências contemporâneas. Até aqui nada de novo.

Durante o processo de divulgação da série, a TV Globo estabeleceu como prioridade aumentar a reputação da estação e aproximar o canal dos jovens. O desafio era duplo: fazer com que as camadas mais novas – cada vez mais ligadas ao mundo da Internet – voltassem a ver televisão e que se interessassem pelo mundo da literatura. Decidiram, então, ir ao encontro do público e criar uma nova rede social brasileira: a Mil Casmurros.

Print

Publicada em 1899, a história de “Dom Casmurro” saltou, então, das páginas do romance não só para televisão, como para a Internet. Acedendo à rede social, o utilizador poderia ir acompanhando os vários capítulos do livro. A iniciativa estimulou a interatividade e permitiu aos usuários a possibilidade se gravarem com a sua própria webcam, enquanto liam um determinado parágrafo.

A divulgação do projeto beneficiou também com a participação de vários atores e caras conhecidas da Globo, que aderiram ao projeto, gravando-se a eles próprios. O livro foi dividido em 1000 partes e cada uma delas representava um pedaço de um narrativa interativa, lida em várias vozes. No final, os resultados foram surpreendentes.

A série foi um sucesso televisivo (33 milhões de espetadores) e a exposição espontânea nos media foi equivalente aquela que apenas seria obtida com o gasto 6,67 milhões de dólares em publicidade. Veja o vídeo e saiba mais sobre este que e, sem dúvida, um dos mais bem-sucedidos caso de sucesso dos social media.

 

Para conteúdos novos e exclusivos relacionados com livros e literatura, visite o blog Mundo de Livros.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

É possível ter emprego como blogger em Portugal?

Como trabalhar na Internet a custo zero

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *