Home / Google Analytics /

Implemente Relatórios de Análise personalizados no Analytics

Implemente Relatórios de Análise personalizados no Analytics

 

Não há dúvidas de que o Google Analytics é uma ferramenta imprescindível para qualquer empresa ou pessoa que possua um negócio online. Mas, começando pelo princípio: afinal, o que é o Google Analytics?

De forma simples é uma ferramenta do Google utilizada na aplicação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). E, para a começar a usar, basta colocar uma linha de código HTLM no código fonte do seu website.

A partir daí o Google Analytics fornece-lhe uma série de informação extremamente útil para que possa perceber o explicar o passado, perceber o presente e delinear o futuro do seu negócio. Saiba, por exemplo, quantas pessoas visitaram o seu site, de que zona do mundo são e quanto tempo estiveram a consultar as suas publicações.

Estas e outras informações são fornecidas através de uma série de relatórios de análise personalizados que são fornecidos regularmente e que lhe permitem poupar tempo na leitura de informações mais complexas. Desta forma, poderá perceber as falhas da sua estratégia e corrigi-las de imediato.

Por definição o Google Analytics já tem uma série de excelentes relatórios padrão, que podem ser descarregados em vários formatos ou agendados para envio por e-mail periódico. Mas nem sempre os relatórios originais proporcionam as análises rápidas que pretendemos obter facilmente.

Para facilitar o seu trabalho reunimos neste post 8 relatórios personalizados que deverá utilizar para mensurar os dados no Google Analytics. Tire partido de cada um deles para melhorar as suas táticas de marketing digital e criar uma estratégia eficaz e otimizada.

banner-ebook-metodologia-8ps-beat-digital

1. Relatórios de Análise de Eficiência do Conteúdo

Este relatório da autoria de Avinash Kaushik (especialista em Google Analytics) responde a questões sobre a eficácia do conteúdo (texto, vídeos, fotos, etc) apontando os dados com melhor desempenho.

2. Relatórios de Análise de palavras-chave

Nesta análise existem dados relevantes para o trabalho de SEO, permitindo aferir se os esforços de otimização estão a corresponder às expectativas. Para saber se a palavra-chave correta aponta para a página certa, a primeira métrica deste relatório relaciona o título da página e as palavras-chave de lado a lado. As quatro métricas são: visitantes únicos; objetivos concluídos; meta taxa de conversão; e tempo de carga página.

Usando os 4 indicadores em cima poderá ser feita uma interpretação para fazer ajustes em campanhas ou não. Na segunda aba, Engajamento, diz o quão eficaz é cada página, olhando para as seis seguintes métricas: visualizações de páginas exclusivas; páginas/visita; tempo médio na página; bounce rate; percentagem saída; e meta taxa de conversão.

A última aba de Receita aponta quanto dinheiro uma palavra-chave está a gerar com base em três indicadores: receita; valor por visita; e e-commerce taxa de conversão.

3. Relatórios de Análise de Ligações

Quais os sites que estão a enviar o melhor tráfego? A importância da análise da ligação dos links relaciona-se com o aumento de tráfego e conversões também. Se no decorrer da análise deste relatório surgirem oportunidades devem ser aproveitadas. Aqui estão as colunas do relatório: fonte; landing page; visitas; objetivos concluídos: páginas/visita; bounce rate; percentuais novas visitas; e link para relatório.

4. Relatórios de Análise PPC versus palavras-chave

Este relatório serve para avaliar o desempenho das palavras-chave nas campanhas de AdWords no tráfego de busca, indicando as palavras-chave de alto desempenho, que podem e devem ser integradas no trabalho de SEO. Aqui estão as métricas neste relatório: visitas; CPC; objetivos concluídos; e custo por conversão.

 

5. Relatórios de Análise Redes Sociais

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este relatório mostra como os diferentes canais de mídia social estão a funcionar em relação ao website. Esta é uma maneira simples de descobrir onde se deve considerar investir mais tempo socialmente. O relatório de média social olha para: visitas; ações sociais; objetivos concluídos; meta taxa de conversão; e valor da meta.

6. Relatórios de Análise de Tráfego e-commerce 

Este relatório é especialmente indicado para sites de e-commerce, uma vez que avalia os diferentes canais de tráfego para ver qual funciona melhor. Este relatório responde a algumas das dúvidas sobre a eficácia do website, olhando para as seguintes métricas: visitas; percentuais novas visitas; bounce rate; páginas/visita; receita; valor médio; e valor de visita.

7. Relatórios de Análise do navegador

Este relatório explica como diferentes navegadores estão a relacionar-se com o site. Podemos ver imediatamente quais os navegadores mais usados e quais podem ter problemas. Por exemplo, se o Chrome e Firefox parecem estar bem, mas se o Internet Explorer tem taxas de rejeição extremamente altas, podemos querer olhar para a parte técnica que possa gerar algum problema no Internet Explorer.

8. Crescimento do tráfego orgânico

Este relatório é muito simples e serve apenas para filtrar o tráfego orgânico (vindo de buscas não pagas do Google), para ser comparado com outros períodos e mensurar o trabalho de SEO.

Compare os dados recebidos, analise-os e construa uma estratégia cada vez mais eficaz. Lembre-se que o marketing digital não é algo abstrato. Baseia-se em métodos e números que visam um só fim: captar o interesse dos clientes, aumentar o engajamento e, por consequência, multiplicar as vendas.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM O GOOGLE ANALYTICS:

Como usar o Google Analytics no seu website

Como ler os resultados de Redes Sociais no Google Analytics

O que são os funis multicanal do Google Analytics?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]