10 maneiras de usar depoimentos em Marketing Digital
A maioria dos itens e serviços que compramos partem das recomendações de amigos e conhecidos. Só nos sentimos seguros ao fazer a transação quando temos uma base de credibilidade, algo que nos indique de que fazer a compra será um bom investimento e trará no futuro um bom retorno.
Outro recurso que usamos antes de fazer compras é a pesquisa online. Basta digitar o nome do produto/serviço num motor de pesquisa e receber milhares de resultados sobre aquilo que está a ser dito sobre o assunto: comentários, críticas, publicações nas redes sociais, entre outros. Tudo o que aponte para a eficiência do bem que está a ser vendido, que gere valor para quem está a pensar comprá-lo e que, no fim, se traduza em lucro para o vendedor.
É por isso mesmo que a apresentação de depoimentos é considerada um trunfo inestimável na área do Marketing Digital. A exibição de provas e testemunhos que atestem a eficiência de um bem/serviço pode ser determinante para que a venda aconteça. O utilizador, ao pesquisar na Internet e encontrar um depoimento, vai sentir-se mais seguro em fazer a compra.
A questão agora é: como é que os depoimentos funcionam? E como podemos tirar partido das suas potencialidades? Neste post, ensinamos 15 maneiras de usar depoimentos em Marketing Digital.
1 – Dedique uma página do seu website a depoimentos
Reserve uma página do seu website exclusivamente a depoimentos. Não pense demais no momento de dar nome à página: faça uma escolha simples. Nomes como “Casos de sucesso”, “Depoimentos” ou “Exemplos do nosso trabalho” são nomes fáceis de encontrar pelos internautas.
2 – Coloque depoimentos na Homepage
Ao colocar na homepage depoimentos de clientes satisfeitos com o seu serviço, os clientes vão-se sentir impelidos a navegar ainda mais no website. Este é um passo muito simples que pode ser acrescentado à homepage através da criação de áreas simples como Depoimento de Clientes ou sliders.
3 – Posts no blog
Assim que publicar um depoimento no website, o próximo passo lógico será escrever um post no blog da sua empresa/pessoal. A ideia é escrever sobre o caso de sucesso para que o público se identifique diretamente com o que lê. Evite focar-se na empresa, principalmente usando títulos como “Empresa X: Um caso de sucesso.” Foque-se sempre num problema e em como o cliente o conseguiu superar, subentendendo que é na sua empresa que está essa solução.
Quer um exemplo? Imagine que, graças a um serviço da sua empresa, um dos seus clientes conseguiu dobrar o lucro. Em vez de focar o post na forma como a sua empresa ajudou a gerar lucro, faça algo nos moldes de “Como Gerar Lucro com o serviço Y”. Aí, conte então a história do cliente, apresente o depoimento e ainda dados e provas de que o serviço resultou.
4 – Depoimentos em vídeo
Os serviços da Internet melhoram de dia para dia. Todos estes avanços traduzem-se, portanto, num aumento do consumo de conteúdos multimédia como é o caso do vídeo. Assim sendo, é importante agarrar a oportunidade: é mais provável que os internautas queiram ver um vídeo do que ler um longo texto. Invista então em vídeos e implemente uma comunicação poderosa. Hoje, existem algumas ferramentas, como o Powtoon, que facilitam muito esta tarefa e a um preço muito acessível. Em alternativa, pode pedir ao seu cliente para gravar um vídeo curtinho a contar a sua história.
5 – Utilize depoimentos em páginas relevantes
Ao receber um depoimento, tem ao seu dispor inúmeras citações e resultados que podem ser usados para outros propósitos. Porque não usar algumas dessas citações em páginas de produtos, por exemplo? A ideia é que os visitantes tenham ao seu dispor, na própria página do produto, informação relevante que os deixe mais seguros.
“O cliente X dobrou o seu rendimento com este produto em 2 semanas” deverá ser sempre um modelo a escolher, ao contrário de “A nossa empresa ajudou o cliente X a dobrar o seu rendimento com este produto”.
6 – Partilhe depoimentos nas Redes Sociais
Precisa de conteúdos para publicar nas Redes Sociais? Não se preocupe. Publicar depoimentos é uma boa aposta. Basta partilhar o link para um depoimento e marcar no mesmo post o cliente que beneficiou com o seu serviço. Entre outras técnicas, pode ainda atualizar as suas imagens de capa do Twitter, Facebook e Google+ com a imagem de um cliente feliz; adicionar o estudo de caso à lista de publicações no LinkedIn; e partilhar em grupos relevantes do LinkedIn.
7 – Use depoimentos em e-mail marketing
Se tem listas de e-mail marketing segmentadas, os depoimentos serão sem sombra de dúvida uma ajuda valiosa. Vamos supor que tem uma agência de seguros e um caso de sucesso sobre seguros automóvel. Facilmente pode enviar o depoimento desse cliente para o público interessado no tópico seguro automóvel. Uma vez que é um assunto que vai atingir decididamente aquele nicho, é muito provável que registe vendas.
8 – Arme as suas equipas de vendas com depoimentos
Com a variedade de conteúdos com que hoje nos cruzamos, tornou-se cada vez mais importante dar a potenciais clientes informação que se encontre personalizada às suas necessidades. É por isso importante que a sua equipa de vendas saia à rua com material pronto para gerar valor para o produto/serviço que está a promover.
Desta forma, os representantes de venda podem dar dados específicos sobre a eficiência do item promovido sem se basearem apenas nas suas características e benefícios. Os depoimentos podem assim ser muito úteis quando é necessário mostrar as perspetivas de sucesso de outras pessoas dentro da indústria.
9 – Casos de sucesso na assinatura do seu e-mail
Existem pequenas táticas que pode usar para direcionar tráfego para as páginas de depoimentos. Uma dessas técnicas passa por colocar na assinatura dos seus e-mails um link para um depoimento e uma breve citação. Não pesa no corpo da mensagem que pretende enviar mas está presente no e-mail, mesmo que muito discretamente.
10 – Casos de sucesso no Slideshare
Crie ficheiros PDF com a informação relevante dos seus depoimentos ou uma apresentação de slides detalhada e envie os documentos para o Slideshare. Esta plataforma agregadora de ficheiros é SEO-friendly e é frequentemente desvalorizada. Ainda assim, atinge uma audiência gigantesca constituída por mais de 60 milhões de utilizadores. Agarre a oportunidade.
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