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A importância do TripAdvisor para o mundo do Turismo

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A importância do TripAdvisor para o mundo do Turismo

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Neste post, vamos tentar perceber como é que a Internet mudou a forma como viajamos. Apesar do assunto ter sido abordado no nosso blog anteriormente, decidimos hoje trazê-lo de novo à baila mas com um novo enfoque: viagens e marketing. Afinal de contas, de que forma é que a Internet mudou a forma como viajamos e impactou o mundo do turismo?

O advento da web 2.0, com uma miríade de novos websites interativos e redes sociais, estimulou o espírito crítico de pessoas por todo o mundo. Antigamente, quando fazíamos uma viagem, tirávamos fotografias e partilhávamos com a nossa família. Isto, claro, depois de revelarmos os infindáveis rolos fotográficos que gastamos durante as férias.

Hoje, porém, basta meia dúzia de cliques para partilharmos aquilo que vemos nas nossas viagens, assim como aconselhar um amigo (ou até mesmo um desconhecido) sobre o melhor destino para a sua próxima viagem, que restaurantes frequentar e em que hotel deve ficar hospedado.

Tenho a certeza que se está relacionado com o mundo do turismo já ouviu falar do TripAdvisor. Não importa se tem uma agência de viagens, um restaurante, um hotel, um hostel ou um bar. Nesta plataforma, quem viaja é quem produz o conteúdo. Para quem? Para quem pretende viajar. A era da recomendação boca a boca já passou.

Está preparado para fazer as malas do seu negócio e apanhar um avião para a era digital? Vamos daí então.

Importância do TripAdvisor: o que dizem os seus clientes sobre si

E se pudesse controlar tudo que dizem sobre o serviço do seu hotel? E se conseguisse ler o que aquele casal simpático de franceses disse do cozido à portuguesa que serviu no seu restaurante? Melhor ainda: e se fosse possível responder àquilo que dizem sobre si?

O TripAdvisor tornou tudo isto possível. Estamos a falar de um site de viagens, nascido em 2000, utilizado por milhões de utilizadores que partilham as suas experiências relativamente aos locais que frequentaram durante a sua viagem. Até hoje, a plataforma conta com mais de 200 milhões de críticas, referentes a mais de 4.5 milhões de negócios em mais de 147 mil destinos por todo o mundo. Américas, Europa, Oceânia, África e Ásia estão todos os continentes aqui: só escapa a Antártida e os seus ermos gelados.

Com tantos números, parece até difícil manter o ritmo e avaliar a importância do TripAdvisor. Resumindo, eis o importante:esta plataforma é excelente para encontrar mais clientes para o seu negócio e para fidelizar antigos. Ainda não tem conta? Do que está à espera?

Vários estudos ao mercado do turismo comprovaram que a maioria das pessoas decide onde ficar alojada numa viagem graças às opiniões que encontra no TripAdvisor.

Mas o TripAdvisor tem mais a oferecer.

O TripAdvisor permite que as pessoas façam comentários relativamente ao atendimento do local que avisaram, assim como classificar a partir de uma escala de 5 estrelas. No entanto, a plataforma permite também que você dê uma resposta a todos os que comentaram a página do seu negócio relacionado com turismo.

 

Uma das jogadas mais importantes do Marketing Digital, como temos vindo a referir no nosso blog, passa por dar resposta a qualquer interação que surja nas páginas das redes sociais. Se o utilizador fez um comentário é porque espera que tal comentário obtenha uma resposta. Se for uma crítica positiva, será excelente para atrair futuros clientes para o seu negócio. Pode responder algo como “Prezamos a sua satisfação e esperamos voltar a vê-lo em breve!”.

Por outro lado, esteja também preparado para receber críticas negativas. As pessoas são diferentes e aquilo que pode ser bom para algumas pode ser deplorável para outras: a qualidade dos lençóis de cama, o serviço de pequeno-almoço, o tempo que demorou a servir a refeição, o preço, entre outros. Às vezes, é fácil perder a cabeça perante insatisfação e a forma rude como alguns clientes expressam a sua opinião.

Mas como diz a sabedoria popular, devemos “aprender com os nossos erros” e “o cliente tem sempre razão” (mesmo quando não tem): é importante relembrar estes dois conselhos e ter calma na hora de responder. Aceite a crítica, produza uma resposta esclarecedora ao problema e prometa uma resolução futura. Lembre-se que o TripAdvisor é um espaço público e que tudo o que disser ficará registado no website e poderá ser visto por todos.

Importância do TripAdvisor: mais interação, mais fotografias, mais clientes

Um estudo revelado pela TripAdvisor em Setembro de 2014 confirmou que os hotéis que responderam às críticas dos seus clientes tiveram 21% mais de sucesso em encontrar novos clientes. Os negócios que responderam a mais de metade das críticas na sua página aumentaram em 25% a probabilidade de receber novas reservas, em comparação com aqueles que responderam apenas com silêncio.

O mesmo estudo revelou também dados interessantes sobre o conteúdo visual: imagens em alta qualidade resultam numa melhor conversão. Quanto melhor o potencial cliente visualizar o serviço que está prestes a adquirir, mais rápido se processa a compra. Uma vez mais, os hóteis que apostaram em publicar fotografias no TripAdvisor receberam um engajamento de 138% quando comparados aos negócios que não publicaram uma única imagem.

A conclusão não podia ser mais óbvia: o mundo do Turismo pode beneficiar tão bem do potencial do Marketing Digital como qualquer outro negócio. O segredo do sucesso passa uma vez mais pela interação e a qualidade dos conteúdos. E onde é que deve conquistar o seu público? No espaço por onde a maioria dos viajantes passa antes de fazer as malas: o TripAdvisor.

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