Home / Aplicativos /

69% dos líderes tecnológicos consideram o foco na rapidez uma ameaça

69% dos líderes tecnológicos consideram o foco na rapidez uma ameaça

Share this article

    

A OutSystems, empresa líder do  mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, anunciou que 69% dos líderes tecnológicos identificam a ‘dívida técnica’ – conceito utilizado no desenvolvimento de software que reflete o custo implícito de escolher um caminho mais rápido e fácil mas limitado em detrimento da solução ideal e mais completa (e tipicamente mas mais morosa de implementar) – como a principal ameaça para a capacidade de inovação das empresas.

Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da OutSystems ‘A Ameaça Crescente da Dívida Técnica – The Growing Threat of Technical Debt’. Com a COVID-19 a expor vulnerabilidades de organizações em todo o mundo, este  inquérito analisa o custo da ‘dívida técnica’ em empresas de várias indústrias e geografias.

‘A combinação do código antigo com a nova geração de apps mobile, aplicações stack e a disseminação de SaaS está a roubar recursos, tempo e a capacidade para inovar às organizações’, explica Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems. ‘Este relatório prova que a ‘dívida técnica’ vai continuar a crescer, requerendo uma nova abordagem para ultrapassá-la e inovar à velocidade e escala necessárias para obter uma verdadeira vantagem competitiva.’

À medida que as empresas se esforçam para se reconstruírem após os desafios do último ano, a ‘dívida técnica’ tem emergido como um dos principais bloqueios para a inovação e recuperação, especialmente em empresas focadas no crescimento.

Neste contexto existem várias aplicações financeiras, como é o caso da the-bitcoinbank-pro.com/login, que podem ajudar empreendedores através de sinais de negociação de criptografia em tempo real.

A ‘dívida técnica’ representa escolher um projeto ou desenvolvimento técnico em prol de benefícios a curto prazo, mas com consequências a longo prazo. Em todos os setores, isto resulta do desenvolvimento de soluções implementadas rapidamente para maximizar a velocidade, ao invés de se otimizar para o futuro.

Com base num inquérito global feito a 500 líderes tecnológicos, incluindo Portugal, o relatório da OutSystems destaca os desafios que as empresas enfrentam enquanto se confrontam com as muitas causas da ‘dívida técnica’, incluindo a pressão para responder a prazos, mudanças constantes no mercado e tecnologia desatualizada.

Os principais resultados do relatório incluem:

 
  • A maioria (69%) dos líderes tecnológicos afirma que a ‘dívida técnica’ limita a sua capacidade de inovação, com 61% a referir que tal prejudica o desempenho da sua empresa, e 64% a concordar que vai continuar a ter um impacto relevante no futuro;
  • Existe um custo de oportunidade muito grande para empresas de todas as dimensões e em todos os setores, na medida em que despendem tempo, dinheiro e outros recursos para colmatar a ‘dívida técnica’ em vez de se focarem na inovação. Em média, as empresas gastam um terço do seu orçamento de TI a dar resposta à ‘dívida técnica’ – valor que salta para 41% quando se refere a grandes corporações ou multinacionais;
  • Não existe uma causa única para a ‘dívida técnica’, embora os líderes tecnológicos citem demasiadas linguagens/frameworks de desenvolvimento (52%), rotatividade dentro das equipas de desenvolvimento (49%), e aceitar defeitos e bugs identificados para cumprir os prazos de lançamento (43%);
  • As empresas continuam a adiar o tratamento da ‘dívida técnica’, agravando ainda mais o problema. Apenas 20% afirma que a ‘dívida técnica’ é algo que estão a gerir bem, embora 36% afirmem que estarão aptos para gerir a ‘dívida técnica’ no futuro;
  • A ‘dívida técnica’ aumenta à medida que as empresas crescem. Grandes empresas gastam em média 41% do seu orçamento de TI em ‘dívida técnica’, enquanto as pequenas organizações gastam 27%.

“A dívida técnica pode ser particularmente cara na indústria dos serviços financeiros, onde as empresas prosperam na sua capacidade de inovar enquanto disponibilizam serviços rápidos e de confiança”, explica Izak Joubert, CTO do Grupo JTC. “Na JTC Americas, trabalhamos há vários anos com a OutSystems para desenvolver produtos de software que otimizem as transações financeiras para os nossos clientes. Eles ajudaram-nos a superar as preocupações com a dívida técnica para que possamos concentrar-nos na criação de software previsível e seguro, além de rápido e fácil de atualizar.”

‘Durante anos assistimos ao impacto negativo da ‘dívida técnica’ na capacidade dos negócios de priorizarem a inovação e flexibilidade, que são elementos críticos para se ganhar e manter uma vantagem competitiva’, afirma Rui Gonçalves, Partner na KPMG em Portugal. ‘Através da parceria de longa data entre a KPMG e a OutSystems, observamos as capacidades que o desenvolvimento de aplicações modernas oferece para reduzir a ‘dívida técnica’, bem como capacitar as empresas a mudarem os seus recursos a favor da inovação de forma significativa e com sucesso’.

Metodologia do Estudo

Os resultados do relatório A Ameaça Crescente da Dívida Técnica – The Growing Threat of Technical Debt são baseados num inquérito global a 500 líderes tecnológicos, que abrangem grandes corporações, pequenas e médias empresas em todo o mundo.

Desenvolvido em parceria com a Lucid, o inquérito online foi conduzido em maio de 2021 nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Singapura. Os entrevistados abrangem setores que incluem finanças, retalho, saúde, educação, serviços empresariais, governo e administração pública, media e telecomunicações, utilities e imobiliário.

Aceda aqui ao relatório completo.

Sobre a OutSystems

A OutSystems foi fundada em Portugal em 2001 com a missão de dar a cada empresa o poder de inovar através do software. As ferramentas de alta produtividade, conectadas, e assistidas por IA da plataforma de aplicações

da OutSystems ajudam os programadores a construir e a implementar rapidamente várias aplicações em qualquer lugar que as empresas precisem.

Com mais de 435.000 membros na comunidade, mais de 1.500 colaboradores, 350 parceiros e clientes ativos em mais de 87 países e em 22 setores, a OutSystems alcançou uma escala global tremenda, ajudando as organizações a mudar a maneira como desenvolvem aplicações.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *