7 dicas para vender mais em datas comemorativas
Uma das formas de usar a Internet a favor do seu negócio é aproveitar datas comemorativas e acontecimentos (Parada do Orgulho Gay, manifestações de empoderamento feminino etc) para gerar novas oportunidades de vendas.
Gerar demanda em seus clientes atuais e atrair novos clientes, nessas ocasiões, pode ser mais fácil do que você imagina. Uma dica é fazer ações de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, combinando planejamento com a divulgação de conteúdos nos canais online de sua empresa, passando a vender mais por geração de interesse. Veja como:
1 – Fique de olho no calendário
Faça uma pesquisa na internet ou use um calendário anual como ferramenta de trabalho. O site calendário sazonal, por exemplo, pode lhe ajudar nessa tarefa.
Identifique quais as datas que você pode relacionar aos seus produtos ou serviços. Por exemplo: se vende roupas fitness, quais datas você poderia aproveitar para divulgar sua marca e gerar engajamento em seus seguidores? Dia da Mulher, das Mães, dos Namorados, das Secretárias e Natal.
Com criatividade dá até para associar sua marca com o Carnaval, com sugestões de peças e combinações leves e confortáveis. O calendário vai lhe ajudar a identificar oportunidades para vender mais.
2 – Crie soluções
Explore sua vitrine (física e/ou virtual) nas datas que selecionou como oportunidades de negócio para sua empresa. Se vende roupas infantis, por exemplo, aproveite o Dia das Mães para impulsionar a venda casada de peças “Mãe & filha” (roupa da mãe igual a da filha), que está super na moda.
Também é possível vender mais no Dia dos Pais e no Dia do Rock, com roupas que tenham frases como “Sou do Papai” e “Baby Rock in Roll”, por exemplo..
São ações assim que ajudarão sua empresa a vender mais quase que o ano todo.
3 – Identifique as personas
Antes de começar a divulgar nas redes sociais, site ou blog de seu negócio é preciso pensar em suas personas, ou seja, em seu público. Na maioria das vezes o erro já acontece aí: escrever para sí, não para seu público.
Com suas personas definidas fica mais fácil acertar o alvo. Coloque-se no lugar do seu cliente e reflita se de fato ele se interessaria por isso. Dedique um tempo pra isso e passe a vender mais com a ajuda de seus canais online.
4 – Explore redes sociais
Pense nos conteúdos que são interessantes para suas personas e crie posts periódicos e cativantes. Faça uso de chamadas para ação, como:
– Visite nossa loja
– Peça um orçamento grátis
– Consulte nosso site
Estimule previamente seu seguidor para a data comemorativa ou o acontecimento. Monte um calendário de posts e, semanas antes, comece a divulgar conteúdos variados relacionados ao tema.
Vale até premiar com vale desconto quem encomendar o produto ou sortear um brinde para quem curtiu e compartilhou seu post.
Tudo isso ajuda a chamar atenção para a necessidade de compra naquela ocasião e, conseqüentemente, você passa a vender mais.
5 – Considere anunciar
Anunciar também é uma boa estratégia para gerar vendas qualificadas com pouco investimento. Você pode anunciar, por exemplo, no:
Google Adwords: ideal para destacar sua marca enquanto as pessoas estiverem pesquisando por aquilo que você tem para oferecer.
Facebook Ads: ideal para gerar vendas online e aumentar as vendas locais. Selecione o público de seu interesse por: cargo, renda, escolaridade, localização, idade, interesses etc. O anúncio, que precisa de uma boa imagem e um texto curto e atrativo, pode ser veiculado no Facebook e no Instagram.
6 – Leve seguidores para o site
Você também pode ter uma loja virtual. Existem boas opções no mercado com preços acessíveis, como a Nuvem Shop, que permite criar uma aba do ecommerce em sua fan page no Facebook. Ideal para aproveitar compras por impulso e direcionar clientes para seu site.
Produza conteúdos nas redes sociais que estimulem seus seguidores a clicarem no site da sua empresa.
Outra dica é criar uma aba específica para datas comemorativas em seu site e fazer uso de pop up para captar mais vendas.
7 – Atendimento
Bom atendimento sempre agrega valor ao negócio. Não adianta caminhar até aqui e pisar na bola na hora da entrega ou de responder dúvidas e perguntas que chegaram nos canais online de sua empresa. Fique atento à imagem que você atribui ao seu negócio.
Ações como essas, de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo, são grandes aliadas do seu negócio para vender mais.