Google cria a sua própria aplicação de Inteligência Artificial
O ChatGPT é uma das ferramentas mais badaladas do momento, e muitos acreditam que a sua popularidade é um símbolo do início de uma nova era de Inteligência Artificial (IA). Com cada vez mais pessoas a utilizar o ChatGPT no seu dia a dia, seja por motivos pessoais ou profissionais, é normal que os gigantes da tecnologia estejam a desenvolver os seus próprios chatbots à base de IA.
Em fevereiro, a Google juntou-se à corrida com o anúncio do Google Bard, uma ferramenta ainda em desenvolvimento que deverá ser incorporada no seu motor de busca. O futuro rival do ChatGPT é bastante promissor e alegadamente superior do ponto de vista computacional, e pode ser um diferenciador em muitas indústrias, desde o digital marketing até à programação.
O que é o Google Bard?
O Google Bard foi anunciado como uma versão de pequena escala do modelo LaMDA, uma rede neuronal à base de conversas que foi desenvolvida pela Google ao longo de vários anos. Num anúncio recente, a tecnologia de IA da Google foi descrita como “no mínimo tão boa” como aquela que suporta o ChatGPT.
Como todas as ferramentas de IA, o Google Bard foi treinado com recurso a bases de dados. Mais concretamente, a Google recorreu a um set de dados de Internet conhecido como Infiniset—um nome apropriado, especialmente considerando as mais de 1,5 triliões de palavras que serviram de pré-treino para o Google Bard.
O que pode mudar com a chegada do Google Bard?
A Google é uma das empresas mais poderosas do mundo, assim como uma das corporações que mais investiu em IA ao longo da última década. Por este motivo, é não só possível como provável que a Google desenvolva uma ferramenta de IA superior ao ChatGPT.
Caso tal se verifique, é possível que o Google Bard intensifique a revolução de IA que muitos preveem. Tal como aconteceu com o ChatGPT, o Google Bard deve ter impacto imediato e determinante em várias indústrias.
Afinal, ferramentas de IA como o Google Bard podem ser utilizadas em virtualmente todas as funções à base de texto, como escrever currículos, traduzir textos, ou apenas conversar.Existem outras aplicações ainda mais originais: algumas pessoas, por exemplo, utilizam ferramentas de IA nos seus palpites em sites de apostas desportivas como o betfair portugal.
Pode o Google Bard superar o ChatGPT?
Tendo em conta que a Google possui muitos mais recursos do que a empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT (pelo menos temporariamente), é bastante possível que o Google Bard se torne mais popular do que o ChatGPT no futuro. Além disso, é importante destacar que a Google tem no seu motor de busca uma das mais exaustivas e categorizadas bases de dados da Internet.
Também é possível que o Google Bard se destaque em termos de desempenho em relação ao ChatGPT, cuja inesperada popularidade deu azo a vários problemas. O ChatGPT falha ou fica indisponível constantemente devido ao intenso tráfego, o que não é ideal do ponto de vista do utilizador. Enquanto ferramenta profissional, os chatbots de IA devem ser confiáveis e estar sempre prontos a ser utilizados.
Muito bom