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Ideias em forma de pixel

Ideias em forma de pixel

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Provavelmente o nome Alex Tew não lhe diz muito, mas se falarmos no projeto Million Dollar Homepage, é capaz de se lembrar de algo, certo?

Foi em 2005 que o estudante britânico Alex Tew, com o propósito de ganhar dinheiro para pagar os estudos universitários, teve a ideia de criar um site em que qualquer pessoa poderia comprar um pixel por um dólar. O objetivo era angariar um milhão de dólares e o impacto foi de tal ordem que em poucas semanas tornou-se um fenómeno viral na internet. Centenas de empresas quiseram comprar o seu lugar neste espaço visitado por milhares de pessoas e em pouco tempo viram as suas vendas a crescer, conforme pode verificar nos testemunhos do próprio site em http://www.milliondollarhomepage.com.

Mas Tew não ficou por aqui. À boleia do sucesso que conseguiu com a marca, em 2010 lançou um novo projeto intitulado One Million Person. O objetivo era o de criar um livro virtual com espaço para que um milhão de utilizadores pudessem incluir o seu avatar do Facebook, assim como o respetivo link para o perfil: cerca de 1250 páginas! Por apenas três dólares, cada pessoa poderia fazer parte deste retrato da geração digital global, contribuindo para uma iniciativa construída pela e para a ligação entre as pessoas, via contexto virtual.

Atualmente a residir em São Francisco, o jovem de 28 anos está a dirigir o seu mais recente projeto intitulado Calm.com. A ideia é tão simples quanto “trazer relaxamento ao mundo cada vez mais stressado e hiper conectado”. A internet surge mais uma vez como o meio preferido para fazer crescer um negócio onde se privilegia o indivíduo interligado por um mote colaborativo: “Imaginem um mundo onde toda a gente tira dez minutos por dia para relaxar – parar realmente para sossegar a mente e acalmar por breves instantes a sobrecarga sensorial; parar o murmúrio mental que frequentemente nos distrai, assim como toda a ansiedade proporcionada por dias e dias ininterruptamente atarefados – e viver apenas aqueles momentos que proponho. O mundo certamente seria um melhor lugar para viver!”; afirma Tew.

Também neste projeto, os utilizadores é que escolhem o que querem, em função do que pretendem: é-lhes dada a opção de selecionar a foto/vídeo, a música e o tempo de que necessitam para ter essa paragem de qualidade no tempo.

Alex Tew, com os seus sucessivos projetos, tem-nos mostrado qual a importância que o poder de escolha assume no que ao mundo digital recente diz respeito. Consegue gerar, não só lucro, como, acima de tudo, o crescimento e reconhecimento que uma marca pode assumir em torno dos utilizadores que se ligam a projetos e causas.

 

Este é o melhor tipo de negócio em que se conta com a mão de obra dos próprios clientes, o chamado Grau de Atividade do Consumidor. Para negócios em que os consumidores podem atuar como dinamizadores do negócio esta é a melhor maneira de crescer rapidamente. É o princípio utilizados pelas redes sociais.

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