Juntos pelo desconto Visa
Em 2010 a Visa e a Walmart juntaram-se para uma campanha online inédita no Brasil: requisitaram aos consumidores que pedissem descontos. Confuso? Passo a explicar: em cada semana havia uma promoção que englobava um produto e uma rede social. O produto só atingiria o mega desconto oferecido quando conseguisse chegar ao patamar estabelecido na rede social.
Ainda confuso? Vejamos o primeiro exemplo: O primeiro produto foi o “Guitar Hero 5″ (incluindo a guitarra) para PlayStation 3. O preço normal era de R$389, mas se atingissem 5 mil tweets com a tag #JuntosPeloDescontoVisa, o produto seria vendido por R$189 no site da Walmart. Ou seja, 200 reais de desconto, válidos por 24 horas.
Olhemos agora o segundo exemplo: foi criado um vídeo que promovia a campanha para a semana de blu-rays. Quando fossem atingidas as 35 mil visualizações, o produto ficaria 30% mais barato no site da Walmart, durante 24horas. Ao consumidor restava apenas espalhar o vídeo para atingir a meta.
Além do buzz nos diferentes meio digitais, a intenção foi de tornar tangível um dado que surgiu em pesquisas realizadas com clientes Visa. Face a um potencial de mercado que indicava que 80% das compras feitas no comércio eletrónico são pagas com cartão de crédito, havia que quebrar uma barreira: a falta de possibilidade de negociar para compras de alto valor.
A campanha, que englobou redes sociais, Youtube e os sites das próprias marcas, atingiu um nível de notoriedade inigualável: em 2010, por exemplo, no Twitter, #juntospelodescontovisa foi um dos tópicos mais comentados de sempre. “Pela primeira vez, os consumidores puderam juntar-se na internet e pedir um desconto.
A promoção também trouxe benefícios para o distribuidor online com que fizemos parceria naquele ano, já que gerou visibilidade para a marca, tráfego na loja e venda marginal de outros produtos fora da promoção.”, afirma Clarissa Gaiatto, na altura diretora de Marketing da Visa.
Visa repete a fórmula
Em 2011, resolveram aplicar a mesma fórmula com o Carrefour.com e logo nas duas primeiras semanas conseguiram atingir as metas de 5 mil mensagens no Twitter e 3 mil partilhas em blogs.
Dados analisados e contas feitas, a Visa concluiu que 60% das pessoas estão empenhadas em ajudar familiares e amigos a conseguir o desconto, sem terem necessidade de comprar os produtos em questão. “O comércio eletrónico é um dos segmentos de negócio prioritários para a Visa globalmente e, por isso, estamos a criar ferramentas estratégicas para incrementar as vendas com pagamentos eletrónicos neste canal”, explica Luis Cassio de Oliveira, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil. “Queremos que os consumidores percebam a conveniência e a segurança de pagamentos online, enquanto os distribuidores atingem mais pessoas por meio de parcerias com a Visa”, finaliza o executivo.
A eliminação da barreira geográfica faz com que os consumidores possam juntar-se aos milhares para conseguirem o desconto. Um apelo de preço assente numa das características que tornam a internet tão diferente de outros meios – a geografia não determina as relações.
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