Home / Empreendedorismo /

Mobile Gaming: um segmento em crescimento

Mobile Gaming: um segmento em crescimento

Share this article

    

Todos falam do avanço tecnológico e de como este se manifesta em vários setores, proporcionando experiências e produtos que no passado eram impensáveis, ou apenas fruto da imaginação, por vezes retratados nos filmes de ficção científica.

Atualmente são vários os mercados que beneficiam diretamente do avanço tecnológico, mas sem dúvida que um dos que continua em crescimento ao longo dos anos é o mercado do gaming, mais concretamente, o mercado de mobile gaming que alia mobilidade e entretenimento, duas das coisas mais procuradas em todas as gerações.

Os dados não mentem

Atualmente existem mais de 2,7 mil milhões de jogadores. Este é um número que continua a crescer, o que significa que desde as editoras de jogos, aos designers, até aos programadores de equipamento que suporta os jogos, como os dispositivos móveis, têm uma oportunidade de trabalhar de mãos dadas no impulso deste mercado.

É muito interessante perceber, então, como o mercado dos jogos foi mudando ao longo dos anos, mas é igualmente interessante que um grupo bastante expressivo continua a ter interesse em jogos mais clássicos e intemporais. Isto mostra que ainda que exista um grande número de consumidores que desejam grandes inovações, efeitos especiais e experiências imersivas de realidade virtual ou aumentada, existem outros que apenas desejam diversão intemporal com as vantagens que a tecnologia atual permite como divertir-se sem sair de casa, por exemplo.

O mercado de mobile gaming é transversal a várias gerações

Uma das características interessantes do mercado de jogos mobile é o facto de este ter impacto em diferentes grupos geracionais. Na verdade, o facto de diferentes géneros de jogos poderem ser adaptados para o mercado mobile, permite que diferentes gerações com diferentes gostos ao nível dos jogos encontre no seu telemóvel bons motivos para jogar.

De facto, relatórios efetuados acerca das tendências do mercado do gaming mostram que desde a geração dos Baby Boomers até à mais recente Geração Z, todos jogam online através do telemóvel.

Como o mercado dos jogos consegue atrair públicos de todas as gerações

Na verdade, o telemóvel foi o único dispositivo que se conseguiu reinventar para oferecer uma verdadeira plataforma de videojogos que vão além do aumento da potência dos processadores, ou da qualidade de imagem.

Ainda que seja fácil de imaginar como os novos videojogos, repletos de gráficos e efeitos sonoros, sejam os mais desejados pela geração Z – considerada a geração gamer, que se movimenta naturalmente nas plataformas de streaming de jogos e nas redes sociais como o atual TikTok, também os jogos clássicos encontram lugar no mercado.

Jogos tradicionalmente jogados em espaços físicos como os jogos de cartas, ou de tabuleiro, reinventaram-se e têm agora as suas versões online muito procuradas, por exemplo, pela geração dos ‘Baby Boomers’. 

 

Esta geração, que no passado jogava as versões físicas destes jogos, diverte-se agora com as versões online de jogos, como o famoso solitário, que conta agora com diferentes aplicações que podem ser descarregadas para o seu smartphone. Ou o poker online, disponível em diferentes plataformas, ou em aplicações otimizadas para smartphone, que podem ser acedidas a partir de qualquer lado, ou o jogo de tabuleiro mundialmente famoso – damas, também disponível em formato mobile, que mostram como os clássicos podem ser reinventados e continuam a ser bastante procurados atualmente.

O futuro do mobile gaming

 

 

Ao perceber-se que todas as gerações podem ter lugar no mercado de mobile gaming, isto abre portas para diferentes nichos de mercado que podem ser aproveitados pela indústria do setor. Mas qual será o futuro deste mercado? Será que ainda existe espaço para crescer e inovar?

Teoricamente, uma vez que a tecnologia está em constante evolução e que o potencial dos smartphones só continuará a aumentar, existirá sempre espaço de melhoria no mercado dos jogos. Nomeadamente no sistema Android, um sistema de código aberto que permite que as empresas de desenvolvimento de jogos possam usar este sistema para desenvolvimento de novos jogos, transformando-os em verdadeiras consolas de jogos, além das aplicações normais.

De facto, algumas empresas, como a Nvidia, possuem um design baseado num comando de jogos para ser integrado em Android, mostrando que o futuro deste mercado pode passar por elevar o smartphone a consola de jogos, competindo com o mercado tradicional ainda mais do que atualmente acontece.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *