Os segredos por detrás do SEO
Existe uma sigla que se torna cada vez mais comum no mundo do Marketing. Falamos do SEO, facilmente desdobrado em três palavras: Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Motores de Busca.
Mas o que é o SEO afinal? Que segredos estão por detrás desta técnica de Marketing Digital?
Qualquer website da Internet pode ser alvo de técnicas SEO. Após um estudo cuidado do desempenho da página são melhorados certos elementos – internos e externos – de forma a melhorar o posicionamento do site quando surgir em páginas de resultados de pesquisa.
Imagine que tem uma loja virtual de sabonetes artesanais. Uma vez que está desiludido com a quantidade de vendas que tem registado nos últimos meses procura uma solução para estimular o tráfego.
Assim pode investir na aplicação de estratégias SEO para que a sua página surja entre os primeiros resultados de pesquisa sempre que alguém digitar “sabonete” ou “comprar sabonete”.
A história do SEO
A ideia de desenvolver técnicas para otimizar websites surgiu pouco depois de ser lançado o Google. Até esse momento, ou seja, final do século XX, as páginas e websites da Internet eram organizados por ordem alfabética, não sendo mais do que diretórios. Era um sistema obsoleto que dificultava a pesquisa – uma vez que se tornava lenta e pouco eficaz – e que não era acessível a todos.
A nova geração de motores de busca teve como base algoritmos e cálculos que ainda hoje definem a relevância de uma página na Internet. Entre os algoritmos mais conhecidos, está o PageRank, a fórmula matemática pela qual o Google se rege para ordenar os resultados de pesquisa.
Ora, foi ao perceber que seria possível manipular o Page Rank que começaram a surgir as técnicas SEO. Se os parâmetros pontuados pela Google fossem melhorados era mais do que óbvio que o PageRank de uma determinada página seria melhorado e, consequentemente, o website passaria a surgir entre os primeiros apresentados pelo motor de busca.
Não que a tarefa tenha sido fácil. A Otimização para Motores de Busca continua a ter um elevado grau de imprecisão.
E porque é que isto acontece? Nem sempre se trata da ineficácia dos agentes de marketing. A principal razão passa pelo secretismo da Google que, após quase duas décadas, continua a manter em segredo os parâmetros que avalia para determinar o PageRank.
Então como é possível fazer SEO?
Ao longo do tempo foram detetados alguns elementos que, quando melhorados, elevam o website na apresentação de resultados. Uma boa estruturação do website, uma investigação das melhores palavras-chave relacionadas com a página e URLs otimizados melhoram o PageRank de um website. Na Internet, não há nada que a Google não leia, inclusive os pequenos erros que você julga serem invisíveis no seu website. Portanto, esteja atento aos desenvolvimentos mais recentes sobre SEO para minimizar os seus possíveis erros.
LEIA AGORA DENTRO DO NOSSO BLOG OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM PAGE RANK: