Home / 6º P - Propagação /

Como funciona o marketing boca a boca na Internet?

Como funciona o marketing boca a boca na Internet?

Themeforest

O marketing boca a boca não é uma estratégia de marketing nova. De forma simples, esta forma de promoção é formada pelos testemunhos e opiniões deixadas pelos clientes e pelos amigos dos clientes que, de forma indireta, atuam como agentes promotores da sua marca ou empresa.

Com o aparecimento da Internet, o marketing boca a boca ganhou uma nova dimensão e novos canais: os websites, blogs e, sobretudo, as redes sociais. Quando falamos de marketing boca a boca na Internet, podemos também utilizar o termo buzz marketing. O buzz marketing não é mais do que aquele burburinho que se cria em torno de uma marca, seja pelo lançamento de um produto inovador, seja por uma campanha polémica.

Controlar esse buzz é extremamente difícil, senão impossível. Por isso, é importante que as empresas sejam capazes de deixar boas impressões e fazer com que os clientes deixem reviews positivas, em vez de negativas.

A grande eficácia do marketing boca-a-boca justifica-se essencialmente pelo facto de não ser a empresa a ocupar o papel de agente promotor. Em vez disso, há uma pessoa desinteressada – que não ganha nada com a recomendação – e que põe em risco a sua própria credibilidade por um produto ou serviço.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

Factos sobre o marketing boca a boca

A agência de comunicação Yokoco analisou o processo do marketing boca a boca e chegou a conclusões surpreendentes.

  • 96% das pessoas já recomendou um produto ou serviço a alguém.
  • 93% dos consumidores já conheceram uma empresa porque esta lhe foi recomendada.
  • 9 em cada 10 pessoas consulta a página da empresa que lhes foi aconselhada antes de a contactarem.
  • Os reviews, as páginas das redes sociais e os websites são as páginas mais utilizadas para conhecer os produtos e serviços das empresas recomendadas.

As Redes Sociais

Embora seja difícil de controlar, o buzz marketing pode ser provocado. Como tal, têm surgido muitas empresas de marketing digital que se propõe a trabalhar esta área.  O objetivo é fazer com que as pessoas falem sem que tenham de gastar enormes quantias em publicidade de massa.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

As redes sociais são uma componente muito importante de qualquer estratégia. À sua utilização está intrínseco o conceito de marketing boca a boca. Porquê? Porque todas elas permitem comentar, partilhar ou fazer “gosto” nos conteúdos que lá colocamos. Aceda a esta categoria e descubra como ser bem-sucedido nas redes sociais.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG

4 Passos para ser bem-sucedido nas Redes Sociais

Hootsuite: todas as suas redes sociais no mesmo sítio

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]