Home / Redes Sociais /

Como usar o Facebook: qual a importância dos grupos?

Como usar o Facebook: qual a importância dos grupos?

Não há dúvida de que o Facebook é uma excelente plataforma de comunicação, seja ela para que objetivo for: diversão ou trabalho. Se já utiliza a rede social, certamente que já faz parte ou pelo menos já ouviu falar da opção grupos. Mas para que servem os grupos do Facebook? E como é que podemos tirar partido deles da melhor forma?

Com o desenvolvimento do fenómeno das Redes Sociais, começamos a verificar uma diversificação no que diz respeito aos nichos que cada uma delas tratava. Hoje em dia, existem redes sociais para quem gosta de viajar – como o Guest to Guest ou o Nomadmovemetn –, para quem gosta de ler – como o Goodreads -, para trabalho – o LinkedIn – ou até mesmo para quem é “anti-Facebook” – a Ello.

Se por um lado, o facto de se direcionarem especificamente para um nicho de mercado pode ser benéfico, noutros casos este aspeto pode ser limitativo. Para contornar a situação, o Facebook – que é uma rede social genérica – investiu na criação de grupos.

De forma sucinta, os grupos são páginas (públicas ou privadas) que podem ser criadas e utilizadas para agrupar pessoas com os mesmos gostos dentro de uma rede social onde há de tudo um pouco.

OCTOSUITE é uma nova app que permite encontrar e publicar em massa conteúdos virais em várias redes sociais, incluindo páginas de fãs e grupos do Facebook. Leia a Review AQUI.

Numa perspectiva empresarial, os grupos do Facebook podem ser extremamente vantajosos. Porquê? Porque ao aceder e publicar conteúdos no seu interior terá maiores probabilidades de impactar pessoas que já se interessam sobre o assunto de que está a falar.

Trata-se, no fundo, de uma forma de auto-segmentação do público-alvo que, ao aderir ao grupo, já nos diz que está interessado em receber uma determinada informação ou conteúdo.

Se não está familiarizado com o Facebook ou se, para si, a rede social é um bicho de 7 cabeças, não desespere. Para o ajudar, mostramos-lhe neste artigo como é fácil trabalhar com grupos, enquanto analisamos algumas das suas vantagens. Confie em nós, melhore a sua comunicação e otimize a forma como utiliza as redes sociais.

Como aderir a grupos no Facebook?

O primeiro passo é juntar-se a um grupo. Mas a que grupos se juntar? Numa fase inicial é preciso fazer uma pesquisa e filtrar os grupos que vão ao encontro das suas expectativas. Para exemplificar, fizemos uma pesquisa por grupos de Marketing Digital.

Para isso, basta escrever o nome na barra de pesquisa para ver os primeiros resultados. Para ter acesso a mais informações, clicamos em “Ver mais resultados para marketing digital“. Ora, veja a imagem.

O segundo passo é escolher a aba “grupos“. A pesquisa inicial é genérica e, por isso, o Facebook mostra-lhe todas as páginas (perfis, grupos, jogos, entre outros) que contenham a expressão inserida. Como vemos na imagem, para filtrar é só tem de escolher a opção “grupos”.

E-Book para Bloggers

A partir desta página pode ver uma lista de todos os grupos com a expressão que inseriu. Para aderir só tem clicar no botão do lado direito: “aderir“. Salientamos, no entanto, que existem diferentes tipos de grupos: os públicos (todos podem aderir, mas que podem precisar de aprovação) e os fechados (que requerem obrigatoriamente pedido ou convite de adesão e autorização do administrador ).

Para saber as especificidades ou regras de cada grupo, basta entrar e ler a descrição que surge na barra lateral. Algo como isto:

As regras de cada grupo são normalmente definidas pelo administrador. Tal acontece para proteger os membros que fazem parte da página e para evitar spam ou conteúdos puramente promocionais. Por isso mesmo, antes de publicar, deve ler a descrição de cada grupo com muita atenção.

PS – Se procura uma solução ótima para ganhar seguidores e aumentar engajamento em fanpages do Facebook então leia de imediato o artigo Tutorial WP Fan Machine 2.0: aplicativo para ganhar curtidas no Facebook (Parte I)

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

FanPage Hero: Ganhar dinheiro com as páginas do Facebook

Como usar o Facebook para aumentar subscritores da lista de e-mails

4 Passos para ser bem-sucedido nas Redes Sociais

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]