Home / Aplicativos /

Mobiloud: o plugin que transforma o seu blog num aplicativo

Mobiloud: o plugin que transforma o seu blog num aplicativo

 

Ao longo deste ano que passou foram várias as vezes em que apontamos que uma das maiores tendências para 2015 seria o mobile. As previsões vieram-se a confirmar. Recentemente, um estudo da Samsung revelou, por exemplo, que 77% dos cibernautas com tablet usa este dispositivo móvel tanto em casa como no trabalho. Este é um número gigantesco. Mas não nos ficamos por aqui: durante este ano, confirmou-se também que os utilizadores da Internet já passam mais tempo online a partir de um dispositivo móvel do que usando um computador.

Eis então que, no final de fevereiro, o próprio Google Webmasters decide dar um passo para mostrar a toda a Internet que o mobile é mesmo o futuro: todos os sites que não fossem responsive – ou seja, não estivessem preparados para qualquer tipo de ecrã – passariam a ser prejudicados no page ranking. Isto, claro, provocaria uma perda do tráfego.

Se é este o seu caso e ainda continua aflito a tentar encontrar uma solução que lhe permita integrar o mobile no seu projeto digital, fique então descansado e continue a ler este artigo. Apresentamos o Mobiloud, um plugin para WordPress que, em poucos minutos, permite transformar um blog WordPress, e todos os seus conteúdos, num aplicativo mobile.

Mobiloud: o que faz este plugin?

Antes de mais, vamos explicar o que é isto do Mobiloud. Este aplicativo funciona como um plugin WordPress que, após ser descarregado gratuitamente, pode ser facilmente instalado no seu site. Terminado este primeiro passo, pode então começar a criar o aplicativo.

Não se tem de preocupar com questões como criar um design de raiz que obrigue a constante manutenção: o Mobiloud faz a maior parte do trabalho por si. Depois de configurar o plugin e de o publicar nas lojas online, a única coisa com que tem de ocupar a sua mente é a produção de novos conteúdos para manter o site atualizado.

mobilound-verticalAtravés de uma interface intuitiva, pode desenhar o aplicativo para o seu site, fazer pré-visualizações para acompanhar cada mudança e, uma vez terminado, dar indicação à equipa do Mobiloud para que trate de publicar o aplicativo para na App Store ou na Google Play, onde qualquer utilizador de smartphone poderá descarregar a app. Só este último processo, como veremos mais à frente, envolve um custo.

Enquanto a maior parte de outras soluções para criar mobile apps produzem aplicativos não-nativos, o Mobiloud marca a diferença ao criar uma aplicação completamente nativa capaz de funcionar tanto em sistemas Android como iOS. O processo criativo fica nas suas mãos: pode refletir na app o mesmo estilo da sua marca, aplicando o esquema de cores, o logo, ícones personalizados e até mesmo imagens.

Quem tem um smartphone e aplicações instaladas já reparou, certamente, que certas aplicações enviam notificações sempre que há uma nova atualização. E se isso acontecesse com o seu blog? Bastava uma pessoa ter o aplicativo do seu blog instalado para receber diretamente uma notificação quando saísse um novo conteúdo. Esta é uma funcionalidade possível, não obrigatória, que pode decidir se quer ou não na hora. Porém, achamos que é sem dúvida um dos pontos a favor deste plugin e uma excelente forma de se aproximar da audiência.

Funcionalidades avançadas

Mobiloud não se restringe a transformar o seu blog num aplicativo, a tornar os conteúdos responsive e a enviar notificações para os seus seguidores. O potencial deste plugin vai muito mais além. E uma das funcionalidades pelo qual vale a pena o investimento prende-se exatamente pelo incrível trabalho que permite fazer com publicidade. Para quem usa plataformas como o Google DoubleClick For Publishers, Admob e Adsense para monetizar o seu trabalho digital, esta é uma boa novidade. O plugin está preparado para publicar códigos HTML, Javascript e unidades iframe.

E falemos agora dos comentários. Este é um dos espaços mais importantes de qualquer blog WordPress, uma vez que é assim que a audiência pode participar ativamente e de forma pública num debate sobre o conteúdo. Se, no seu blog, costuma usar sistemas de comentários como o Disqus e o Facebook, saiba agora que os pode incluir no seu aplicativo. O mesmo diz respeito aos botões de partilha nas redes sociais, e-mail e – como é provável que o utilizador esteja num telemóvel – partilha via SMS.

mobilound-horizontal

Por último, convém salientar que o Mobiloud também está preparado para outras funcionalidades próprias do WordPress. Se tem o seu texto formatado através de códigos HTML, CSS ou PHP não se preocupe, porque nenhuma alteração lhes será feita. As tags que usa em cada conteúdo, assim como os campos personalizados que preencheu, são também transpostos para a versão mobile.

Tutorial: Como utilizar o Mobiloud?

Feita a instalação do Mobiloud no sistema WordPress do seu blog, é enviado diretamente para o backoffice do Mobiloud dentro do seu próprio blog. É a partir desse posto de comando que pode começar transformar o blog num aplicativo. O primeiro passo será colocar os seus detalhes pessoais, como o nome, o endereço de e-mail e o link do website.

Analisemos agora os diferentes separadores deste plugin. O separador de Design é talvez um dos mais importantes: é aqui que deverá fazer upload do logótipo do seu site, definir a cor da barra de navegação e estabelecer as definições da página de entrada no aplicativo. No diz que respeito a estas últimas definições de que falamos, dispõe de três alternativas: apresentar uma lista de artigos, uma determinada página do seu site ou um URL particular. Qual das três prefere para a homepage do seu aplicativo? A decisão é sua.

Passemos agora para o separador Menu. Aqui tem ao seu dispor a típica ferramenta de “arrastar e largar” para que possa definir que categorias, tags, páginas e links devem aparecer no menu do aplicativo, assim como a ordem em que devem surgir. Existem também opções para incluir Favoritos no menu.

A seguir vem o separador Test the App que, tal como o nome indica, serve para pré-visualizar o seu trabalho e verificar se corresponde às expectativas. É o penúltimo separador e aquele que lhe vai permitir ver como está o aplicativo. Abre-se uma pequena janela onde é simulado como funcionará o aplicativo num smartphone.

Por fim, o separador Publish Your App. Está satisfeito com o seu trabalho? Então agora está na hora de o disponibilizar para download na App Store e Play Store. Este último separador vai direcioná-lo para a tabela de preços praticados pelo Mobiloud. Apesar do descarregamentod o plugin ser gratuito, tal como todo o processo de criação, o utilizador terá de pagar para publicar a app.

Mobiloud practica três planos distintos:

 

Plano 1 – Iniciante – 69 dólares mensais

– Pode publicar o aplicativo numa plataforma (App Store ou Play Store)

– Anúncios HTML suportados

– O app contará com uma referência para o Mobiloud

– Suporte técnico por e-mail

Plano 2 – Profissional – 99 dólares mensais

– Pode publicar o aplicativo simultaneamento na App Store e Play Store

– Pode utilizar até 1000 Nofiticações pop-up

– Anúncios HTML suportados

– O app contará com uma referência para o Mobiloud

– Suporte técnico por e-mail

Plano 3 – Publicador – 119 dólares mensais

– Pode publicar o aplicativo simultaneamento na App Store e Play Store

– Númerio ilimitado de mofiticações pop-up

– Aplicativos Fully White Label (Não há referência ao Mobiloud)

– Anúncios HTML, Admob, MoPub e outros suportados

– Suporte técnico por e-mail e telefone

Está ainda disponível um pacote Lifetime License – que tem um preço único e garante acesso vitalício às funcionalidades do Mobiloud – e cujo preço pode variar entre os 999 dólares e os 2098 dólares. Em todo o caso, a empresa compromete-se a devolver todo o dinheiro ao cliente caso não fique satisfeito com os resultados alcançados durante os primeiros 30 dias.

Salientamos ainda que o Mobiloud vem equipado com uma série de documentos e vídeos tutoriais para ajudar o utilizador a trabalhar com o plugin.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]