Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Facebook assinala lançamento de Ronaldo com ícone especial

ronaldo

Facebook assinala lançamento de Ronaldo com ícone especial

by Tiago Leão

Share this article

A estreia está a agitar as águas e nem o Facebook quer ficar de fora da febre em torno do documentário sobre Cristiano Ronaldo. Para assinalar o lançamento, a rede social disponibilizou um ícone que permite partilhar com os seus amigos que está a assistir ao documentário. Como? É tão simples quanto partilhar o que quer que seja.

Antes de avançarmos mais informações, desafiámo-lo a experimentar. Entre na sua conta do Facebook, clique na área de escrita de estados e selecione o pequeno botão com uma cara sorridente. Ao fazê-lo, surgirá um menu que lhe permite escolher aquilo “que está a fazer ou a sentir”. Experimente selecionar a opção de “a ver” e depois clicar no documentário, Ronaldo.

Assim que o fizer, a página oficial do filme será integrada no seu estado (como de costume), mas, em vez de um ícone genérico para todos os filmes, surgirá a pequena imagem de uma silhueta que se assemelha a nada mais, nada menos do que a Cristiano Ronaldo.

 

ronaldo-icone

 

A parceria entre o Facebook e os responsáveis pelo documentário promete ter frutos e até já foi promovida pelo próprio Cristiano Ronaldo. Numa das suas publicações na rede social, o jogador do Real Madrid escreveu o seguinte: “Hoje, quero ver os meus fãs, em todo o mundo, a assistir a Ronaldo. Avisem-me através do Facebook, selecionando a opção “a ver Ronaldo” e terão um ícone meu”. A publicação vinha acompanhada da hashtag oficial #ronaldofilm.

Até à data, já mais de 210 mil pessoas colocaram “like” na página oficial do documentário, um número positivo mas que fica muito atrás dos mais de 100 milhões que acompanham CR7 na sua página pessoal do Facebook.

Ronaldo: uma história que dava (e deu) um filme

Ao longo dos últimos anos, temo-nos habituado a ver as histórias de inúmeras figuras conhecidas no cinema. Depois do galardoado Senna e do muito polémico Amy, Asif Kapadia virou-se para o mundo do futebol, desta vez como produtor do documentário sobre Ronaldo.

Ao comando do projeto esteve Anthony Wonke, realizador documental que aceitou o desafio de filmar durante mais de 14 meses a vida do jogador português. O resultado foi um documentário que se destaca por transmitir um lado mais intimista de Cristiano Ronaldo, falando de assuntos sobre os quais normalmente não o ouvimos pronunciar-se.

Da família ao filho de mãe desconhecida (pelo menos, pelo público), Ronaldo leva-nos para o interior do círculo íntimo da estrela, deixando a descoberto o lado mais humano e menos divino propagado geralmente pelos media e pelas campanhas de publicidade. O objetivo é deixar claro que Ronaldo é mais do que o melhor jogador do mundo e na sua personalidade também cabem outros papéis: o de pai, filho, homem de família e amigo. Posto isto, o lado profissional está latente, mas acaba por não ser a única questão abordada.

[wptubemonetizer video=’33gTb1v3wds’ width=’100′ height=’70’ showcontrols =’2′ description=’Ronaldo (Trailer)’ buttontext =’CLIQUE PARA ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO, RONALDO’ buttonurl =’http://amzn.to/1NfQYu2′ buttoncolor=’green’]

 

Além do próprio, Ronaldo conta com a participação da mãe, Dolores Aveiro; do irmão Hugo Aveiro; o empresário Jorge Mendes; o treinador Florentino Pérez; e o eterno rival, Lionel Messi. “Para as pessoas que me conhecem, não se vão surpreender. Eu sou assim, não mudo consoante as pessoas, o ambiente ou as câmaras”, disse o jogador num comunicado de imprensa sobre o documentário.

Na mesma conferência, Cristiano acrescentou também que não é nenhum ator e, embora tenha ficado com algumas dúvidas sobre a exposição a que se estava a sujeitar, acabou por seguir em frente sem medo das críticas. No final, não tem dúvidas: divertiu-se “muito” e, só por isso, Ronaldo já valeu a pena.

O documentário estreou na passada terça-feira em Leicester Square, Londres, e foi exibido em mais de 300 salas em todo o mundo. Dessas 300, 25 eram portuguesas e, além do filme em si, os espetadores puderam assistir à cerimónia VIP. Quem não usou o ícone na altura, pode usá-lo agora: basta assistir e publicar no Facebook.

Para saber mais sobre o filme, o processo de realização e os conteúdos, recomendamos a leitura do post Ronaldo: o lado mais intimista do melhor do mundo.

O documentário Ronaldo está disponível na Amazon e na

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *