Guia de SEO para todos os novatos de Marketing Digital
Tem procurado nos últimos tempos formas de otimizar o seu site através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization)? Não sabe por onde começar? Não se preocupe. Neste post, apresentamos um guia de SEO para o ajudar a começar rapidamente. Saiba ainda como elaborar um plano de longo prazo para o seu site.
Começamos este guia de SEO por falar em METAS. O primeiro passo para qualquer campanha de marketing é a estipulação de metas. Dito desta forma pode até parecer fácil mas atenção: é um processo mais complexo do que está a pensar. Quando falo em definir metas falo em explorar a fundo, expondo todos os detalhes, daqueles que serão os seus objetivos SEO. Para entender melhor, tenha em consideração que estas metas devem às ações que espera que a sua audiência execute quando passar pelo website.
Como ponto de partida, sugiro que faça a si mesmo uma série de perguntas: O que quer realmente para o seu website? Quer aumentar as vendas da sua loja online? Quer aumentar o tráfego orgânico? O que você realmente quer é que as pessoas preencham um formulário de vendas online? A cada uma destas perguntas corresponde uma meta concreta. Ainda assim, há muitas outras metas possíveis que, obviamente, variam conforme o tipo de audiência de um site!
Ao definir as suas metas, vai ser capaz de as introduzir no Google Analytics para que, à medida que for acompanhando a performance do seu website, consiga ver se as metas estão ou não a ser cumpridas. Este é um dos grandes passos a dar a nível de SEO e que permitirá, no futuro, ajustar a estratégia conforme os resultados registados.
Quando as pessoas pensam em SEO, pensam por norma nas PALAVRAS-CHAVE que os navegadores digitam na caixa de pesquisa do Google. Embora esta seja uma importante componente do trabalho de SEO, não diz tudo sobre a estratégia. As palavras-chave nem sempre são a melhor forma de descrever o que as pessoas colocam nos motores de pesquisa. Em vez disso, encare estas palavras-chave como se fossem uma espécie de frases chave.
Ninguém digita “loja” no Google se está à procura de um novo smartphone. Mesmo que o volume de pesquisas coloque esta palavra no topo de uma lista, é mais provável que alguém encontre a sua loja se escrever no Google algo como “Rio de Janeiro loja de smartphones” ou “loja de smartphones online”. Esta combinação de palavras é mais longa e vai surgir mais abaixo na lista de resultados que retirou do Google AdWords, mas isso não implica que seja menos eficeinte. Seja descritivo nas suas palavras-chave.
A investigação é a parte mais importante do trabalho de SEO. Cada pequena coisa envolvida no processo tem de ser investigada. Tem de perceber que palavras-chave quer usar, qual o volume de pesquisa dessas mesmas palavras e como figuram entre a concorrência. Aqui, ferramentas como o Google AdWords e o vão ajudá-lo a avaliar as palavras. Não esquecer também de digitar essas palavras-chave no Google para verificar os resultados que aparecem na primeira página. Este é um trabalho que o vai ajudar no futuro.
Não há dúvida de que quando se trata de SEO, o Google pode ser o seu melhor amigo. Uma vez que o Google continua a ser o maior motor de busca do mundo, trabalhar diretamente com esta plataforma vai ajudá-lo a classificar melhor o seu site. O Google utiliza todos os dados que puder sobre a sua empresa de forma a classificar o seu site corretamente.
Devido a isso, recomendo que faça um bom uso das FERRAMENTAS DO GOOGLE. Certifique-se de instalar o Google Analytics no seu site, crie e mantenha um perfil no Google+ e configure o Google Webmaster Tools.
Ao começar, tenha noção do ponto onde se encontra. Faça uma PESQUISA NO GOOGLE sobre você mesmo para saber como é que o motor de pesquisa o vê a si, ao seu site, à sua marca e a qualquer outro vestígio da sua identidade online.
Ao usarmos um motor de pesquisa, a descrição que nos aparece é chamada de META-DESCRIÇÃO. Recorrendo a plugins de SEO, como o Yoast SEO, pode escrever a meta-descrição, assegurando que é atraente e que inclui as palavras-chave principais relacionadas com o tema do post. Uma das piores coisas pode fazer aos visitantes de um site é enganá-los, anunciando algo na meta-descrição que depois não tem nada a ver com o conteúdo do post.
Tenha sempre em mente que quanto maior for o número de links relevantes para o seu site, maior será o tráfego a entrar. Para começar, certifique-se de que a sua empresa está listada em diretórios locais, tais como o Google Local, Yahoo Local, Bing Local, CitySearch, e Yelp. Além disso, aliste-se em diretórios específicos da indústria. Em seguida, visite os sites da concorrência e tente ligar-se a eles propondo parcerias ou comentando ocasionalmente os seus posts. Por último, participe em REDES SOCIAIS.
Guia de SEO: 10 pontos curtos mas eficazes para a sua campanha de SEO
Para finalizar este guia de SEO, terminamos com alguns pontos chave de fácil aplicação.
1 – Faça com que uma metas que definiu no Google Analytics possa ser concretizada a partir da homepage. Desta forma, vai conseguir aumentar as hipóteses de conversão.
2 – Incorpore a sua frase-chave no título de tag do seu site. Para melhores resultados, certifique-se de que a frase-chave é diferente em cada página.
3 – Confira esta lista de 11 ferramentas gratuitas SEO e certifique-se de que tira partida de todas elas.
4 – Coloque a sua palavra-chave principal no texto de forma a que faça um sentido lógico. Não use a palavra-chave de forma leviana e sem sentido.
5 – Equacione a hipótese de investir num bom software de SEO. Entre as várias ferramentas que utilizamos, consideramos que o é um dos melhores softwares disponíveis no mercado. Saiba mais na análise detalhada que fazemos ao software neste post.
6 – Faça de tudo para que o seu site seja fácil de navegar. O utilizador deve ser capaz de executar as metas que estipulou com o menor número de cliques.
7 – Crie links externos que apontem para o seu site. A esta estratégia chama-se de Link Building e pode saber mais sobre como se faz neste post.
8 – Ao publicar imagens no seu blog tenha o cuidado de inserir as palavras-chave na alt tag.
Lemnbre-se que o SEO é uma atividade que nunca termina. Isso não significa que não tenha de martelar o pavimento todos os dias. De tempos a tempos convém verificar os seus resultados de pesquisas, a forma como o tráfego de pesquisa entra no seu site, o número de links que você tem, medir o tráfego e ajustar a sua estratégia para que todos os resultados contribuam para um maior sucesso no futuro.
Um trabalho de SEO eficiente passa por várias etapas ate chegar aos resultados pretendidos. Algumas delas muito bem explicadas neste excelente artigo.
Parabéns
Muito obrigado pelo comentário, abraço!