Home / Comércio Eletrónico /

Black Friday: o dia em que se realizam mais vendas em todo o Mundo

Black friday

Black Friday: o dia em que se realizam mais vendas em todo o Mundo

 

Muitas pessoas não sabem mas, nos Estados Unidos, existem dois dias em novembro que são muito conhecidos e valorizados pela população, ainda que não tenham o mesmo impacto em países europeus ou asiáticos… pelo menos para já. Se não sabe do que estou a falar aconselho-o então a ler este artigo até ao fim.

É já no final de cada mês de novembro que se celebra, na última quinta-feira, o dia de Ação de Graças – um feriado que se assemelha ao Natal e no qual se junta famílias e amigos à volta da mesa, com um peru e outras iguarias, para agradecer por tudo o que tiveram de bom e mau nesse ano. É muito provável que já tenha ouvido falar deste feriado – o famoso Thanksgiving – que tantas vezes surge em séries televisivas e notícias, especialmente quando vemos o Presidente dos Estados Unidos perdoar um peru.

Porém, a passagem do dia do Thanksgiving significa também o início da época de Natal. É por isso mesmo que, logo no dia que se segue ao feriado, acontece uma verdadeira festa nos centros comerciais. Porquê? Porque tem lugar o famoso Black Friday.

Acontecendo sempre depois de cada Dia de Ação de Graças – ou seja, na última sexta-feira do mês de novembro – o Black Friday caracteriza-se pela aplicação de uma mega ação de vendas a descontos que podem chegar aos 70%. É a oportunidade perfeita para as lojas esgotarem stocks de produtos e os norte-americanos encontrarem presentes de Natal a preços justos.

Toda esta estratégia de marketing – que resulta em milhões de dólares sempre que é decretado o Black Friday – começou a partir do reconhecimento, por parte das lojas de retalho, de uma necessidade entre os consumidores: após o dia de Ação de Graças começava sempre o frenesim para encontrar as prendas de natal. Portanto, porque não ajudar as pessoas a fazer as suas compras proporcionando os melhores preços?

Agora surge uma questão que achamos pertinente: porquê chamar a este dia Black Friday (Sexta-feira negra)? O termo terá surgido diretamente da crise financeira que revolucionou o mercado norte-americano em 1869, no dia em que os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram dominar o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York. Perante esta situação, o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima no mercado. Como seria de esperar, isto provocou uma queda nos preços e a perda de fortunas por parte de investidores.

Entretanto, ainda que tenham havido algumas discussões para que o dia se chamasse Big Friday, a partir de 1975 parecia já estar bem assente que o termo Black Friday seria usado daí em diante.

Há ainda quem acredite que o termo Black Friday não está de todo relacionado com as oscilações do mercado, mas sim com uma técnica financeira usada pelos negócios de retalho. Em 1980, era comum a prática de usar a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os negativos. Por norma, o período que ficava sempre a vermelha correspondia aos meses de Janeiro a Novembro.

Confira também estes posts dedicados à Black Friday 2016:

Livrarias Online para aproveitar a Black Friday 2016

Ofertas Black Friday: Lojas para comprar música e instrumentos musicais

Lista de Sites para garantir viagens baratas na Black Friday 2016

Ofertas Black Friday: Descubra onde comprar filmes a preço justo

O que esperar de um Black Friday?

black-friday

Mesmo que continue a ser uma prática de vendas extremamente americana, o Black Friday começa a chegar a cada vez mais empresas e negócios por todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o dia promocional teve a primeira edição em 2010, por iniciativa de uma empresa especialista em ofertas e descontos. Naturalmente, muitas outras lojas como Magazine Luiza, Walmart, Shoptime, Americanas.com, Submarino, Fnac e Saraiva aderiram facilmente a esta campanha.

O poder inegável do online também tem permitido a pessoas, por todo o mundo, em participar diretamente nas promoções praticadas pelas lojas através dos seus sites.

Porém, esteja preparado! Os centros comerciais e os meios digitais transformam-se numa espécie de campo de batalha neste dia. O Black Friday caracteriza-se pela utilização intensiva de propaganda e ofertas de lojas com anúncios de produtos a preços bastante atrativos. Portanto, pela altura em que os estabelecimentos abrem as portas, ou que as promoções online começam a rolar, já existem decerto milhares de consumidores a fazer fila de espera para a abertura, esperando assim agarrar os melhores descontos.

E ainda que a data não seja feriado, muitos consumidores recebem o dia como folga para aproveitar as ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e do Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.

Como aproveitar o Black Friday com grande estilo em 2016

Existem milhares de opções nas lojas online para comprar a preços de saldos qualquer tipo de produtos e serviços. Para o ajudar seleccionamos algumas das melhores lojas virtuais que já estão a promover o Black Friday com intensidade. Veja agora algumas das opções que tem para aproveitar o Black Friday em grande estilo em 2016.

EBAY

ebay-black-friday-2016

AMAZON BRASIL KINDLE

amazon-brasil-livros-kindle

AMAZON BRASIL BLACK FRIDAY

amazon-brasil-black-friday-livros

FNAC BRASIL

black-friday-fnac-brasil

FNAC PORTUGAL

fnac-portugal-black-friday

BUSCAPÉ

buscape-black-friday

AMERICANAS

americanas-black-friday

 LIVRARIA CULTURA

livraria-cultura-black-friday

SARAIVA

saraiva-black-friday

LIVRARIA DA FOLHA

livraria-da-folha-black-friday

SHOPTIME

shoptime-black-friday

SUBMARINO

sumbarino-black-friday

ADOBE

adobe-black-friday

MAGIX

magix-black-friday

PINNACLE

pinnacle-black-friday

COREL

corel-black-friday-cinema

WALMART

walmart-black-friday

AMAZON.COM

amazon-musicas-black-friday

AMAZON UK

amazon-uk-musicas-black-friday

SEPHORA

sephora-black-friday

FUTFANATICS

futfanatics-black-friday

MASH

mash-black-friday

EFÁCIL

efacil-black-friday

ÉPOCA COSMÉTICOS

epoca-black-friday

SHOPTIME

shoptime-black-friday

CHICOREI

chicorei-black-friday

OKULOS

okulos-black-friday

POLISHOP

polishop-black-friday

MOBLY

mobly-black-friday

Confira também estes posts dedicados à Black Friday 2016:

Livrarias Online para aproveitar a Black Friday 2016

Ofertas Black Friday: Lojas para comprar música e instrumentos musicais

Lista de Sites para garantir viagens baratas na Black Friday 2016

Ofertas Black Friday: Descubra onde comprar filmes a preço justo

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]