Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

Como ouvir música na Internet?

Como ouvir música na Internet?

AdobeStock

Com uma ligação à Internet é possível ter acesso de forma fácil e gratuita a uma infinidade de músicas, milhões de bandas de inúmeros géneros musicais. Em todo o Mundo são já vários os programas ou aplicações disponíveis no mercado que lhe permitem ouvir música no computador, tablet ou smartphone.

Nos últimos anos assistiu-se, por isso, a mudanças drásticas nos hábitos de consumo musicais. Os CD’s tradicionais fazem parte do passado, mas descarregar cada vez mais músicas faz com que ocupe espaço desnecessário no seu disco rígido ou no seu aparelho móvel. Por isso mesmo proliferam serviços como Spotify, Google Play Music e Napster são só alguns dos serviços que marcam o ritmo desta viragem de paradigma.

Neste artigo apresentamos alguns dos principais serviços de música via streaming para que possa aceder de imediato a uma oferta significativa de artistas, músicas e géneros musicais. Adaptando-se aos seus gostos, estes programas relacionam músicas e são, por isso, ideias para novas descobertas e para alargar os seus conhecimentos e, sobretudo, tirar o máximo de prazer a ouvir música em qualquer local, a qualquer hora.

iTunes

O iTunes surgiu em 2003 e começou, originalmente, por ser a loja de música da Apple. Mediante o pagamento de uma determinada quantia é possível descarregar faixas e ouvir música. A marca desenvolveu, no entanto, um programa que é, em simultâneo, um reprodutor de música e que está disponível para Mac, Windows. Permite ao utilizador criar as suas playlist preferidas e é compatível com os aparelhos móveis da Apple – iPad, iPhone e iPod.

Spotify

O Spotify chegou a Portugal em 2013 e, desde então, tem sido um caso de sucesso. O serviço permite ouvir música sem limites de forma gratuita ou paga – sem anúncios. Permite ainda descarregar ficheiros, descobrir novas músicas e novos artistas e pode ser ouvido através do Spotify Web Player. A empresa responsável pelo serviço de música digital nasceu na Suécia e trabalha com grandes e pequenas editoras.

Google Play Music

O Google Play Music funciona em duas versões: a versão padrão, sem custos, e a versão premium, que custa 9,99 euros e está disponível durante um período de 30 dias para que os utilizadores a possam experimentar. O serviço integra também um sistema de loja online, onde é possível comprar álbuns ou músicas individuais. Os músicos independentes podem usar o Google Play Music para vender as suas músicas, obtendo um lucro de 70% relativamente ao preço total vendido.

banner-slider-musicas

Napster

Templates

O inovador Napster surgiu no final dos anos 90 como um programa pirata. Em 2001, agregava já 8 milhões de utilizadores e permitia a partilha de cerca de 20 milhões de músicas. No ano seguinte foi alvo de vários processos judiciais por parte da indústria da música e acabou por fechar. A querela tornou-se mediática e foram várias as pessoas que se manifestaram contra a existência deste serviço. Entre eles, Lar Ulrich, baterista dos Mettalica. O Napster foi posteriormente ressuscitado e atualmente é composto por 20 milhões de músicas, que podem ser ouvidas no computador e nos dispositivos móveis.

My Way

O My Way é uma plataforma portuguesa que junta rádio, música, vídeos e notícias. Através deste site qualquer utilizador pode ouvir, comprar e partilhar nas redes sociais as suas músicas favoritas. Permite ainda a criação de playlists adequadas ao seu gosto musical e não necessita de registo.

Grooveshark

O Grooveshark é um site de partilha de música online que permite ao utilizador a navegação por artistas e géneros. Adaptando-se aos gostos de cada um, integra um fluxo médio de cerca de 400 mil usuários mensais, com tendência de crescimento de 2% a 3%, todos os meses. O serviço é norte-americano e foi lançado em 2007 pela Escape Media Group, sendo totalmente gratuito.

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:

Afinal, como surgiu a Internet?

“A Incrível Internet” de Michael Cox

O que é a World Wide Web?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]