Home / Estratégia Digital /

O que é a World Wide Web?

O que é a World Wide Web?

Templates

Os conceitos de Internet e de World Wide Web (WWW) são normalmente utilizados como sinónimos. Se o primeiro designa a rede de computadores virtualmente ligados, o segundo refere-se a uma inovação que veio revolucionar a forma como as pessoas comunicavam. A verdade é que antes de haver WWW, já havia Internet.

O termo é inglês e pode ser traduzido para algo como “rede de alcance mundial“. A World Wide Web (WWW) foi criada em 1992, na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), pelo famoso cientista da computação, Tim Berners-Lee.

A inovação estava na possibilidade de criação de documentos ou páginas que ainda atualmente utilizamos. Além de texto, estas webpages podiam conter imagens, sons, vídeos e hiperligações. Bastava instalar um browser para que, em meia dúzia de cliques, fosse possível chegar a um determinado conteúdo.

A ideia impulsionou a criação de conceitos como a Web 1.0, atualmente ultrapassado. Se nessa primeira fase, a Internet assentava sobretudo em páginas onde o texto era o conteúdo principal, numa etapa posterior – a que corresponde a Web 2.0 – foi invadida por elementos multimédia.

Atualmente, vivemos na era do 3.0, onde praticamente todos têm acesso à Internet, não só no computador como no tablet ou no smartphone. Interatividade é a palavra-chave, evidente em fenómenos como a blogosfera ou as redes sociais.

Em 1992, Al Gore, na altura senador dos Estados Unidos, mencionava a criação de uma “Superhighway of Information”, uma “autoestrada de informação” que liga os quatro cantos do mundo. O sonho tornou-se uma realidade e a verdade é que atualmente existem mais de 1 bilião de utilizadores da Internet.

O mundo distante de outrora tornou-se numa realidade que passou a fazer parte do dia-a-dia e com a qual interagimos minuto a minuto. As identidades projetam-se no ciberespaço, surgem novas oportunidades de negócio e todos os dias aparecem novos desafios. O ritmo de crescimento é avassalador e faz com que a Internet e seja, sem dúvida, o fenómeno mais importante do século XXI e – arriscamos nós – talvez até da história da humanidade.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:

Afinal, como surgiu a Internet?

“A Incrível Internet” de Michael Cox

Como ouvir música na Internet?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]