Home / Estratégia Digital /

O que é a World Wide Web?

O que é a World Wide Web?

 

Os conceitos de Internet e de World Wide Web (WWW) são normalmente utilizados como sinónimos. Se o primeiro designa a rede de computadores virtualmente ligados, o segundo refere-se a uma inovação que veio revolucionar a forma como as pessoas comunicavam. A verdade é que antes de haver WWW, já havia Internet.

O termo é inglês e pode ser traduzido para algo como “rede de alcance mundial“. A World Wide Web (WWW) foi criada em 1992, na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), pelo famoso cientista da computação, Tim Berners-Lee.

A inovação estava na possibilidade de criação de documentos ou páginas que ainda atualmente utilizamos. Além de texto, estas webpages podiam conter imagens, sons, vídeos e hiperligações. Bastava instalar um browser para que, em meia dúzia de cliques, fosse possível chegar a um determinado conteúdo.

A ideia impulsionou a criação de conceitos como a Web 1.0, atualmente ultrapassado. Se nessa primeira fase, a Internet assentava sobretudo em páginas onde o texto era o conteúdo principal, numa etapa posterior – a que corresponde a Web 2.0 – foi invadida por elementos multimédia.

Atualmente, vivemos na era do 3.0, onde praticamente todos têm acesso à Internet, não só no computador como no tablet ou no smartphone. Interatividade é a palavra-chave, evidente em fenómenos como a blogosfera ou as redes sociais.

Em 1992, Al Gore, na altura senador dos Estados Unidos, mencionava a criação de uma “Superhighway of Information”, uma “autoestrada de informação” que liga os quatro cantos do mundo. O sonho tornou-se uma realidade e a verdade é que atualmente existem mais de 1 bilião de utilizadores da Internet.

O mundo distante de outrora tornou-se numa realidade que passou a fazer parte do dia-a-dia e com a qual interagimos minuto a minuto. As identidades projetam-se no ciberespaço, surgem novas oportunidades de negócio e todos os dias aparecem novos desafios. O ritmo de crescimento é avassalador e faz com que a Internet e seja, sem dúvida, o fenómeno mais importante do século XXI e – arriscamos nós – talvez até da história da humanidade.

 

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:

Afinal, como surgiu a Internet?

“A Incrível Internet” de Michael Cox

Como ouvir música na Internet?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]