Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

Musikki: um motor de pesquisa musical criado por portugueses

musikki

Musikki: um motor de pesquisa musical criado por portugueses

Share this article

 

Já conhece o Musikki? Trata-se de um motor de busca musical que disponibiliza não apenas videoclips mas também informações sobre artistas ou bandas, desde biografia, álbuns ou agenda de concertos. Mais curioso ainda é que esta ideia conta com a assinatura de uma equipa portuguesa.

O Musikki, que permite também a compra online de álbuns e bilhetes, tem como público-alvo os melómanos e ávidos consumidores de música. Pessoas que estão constantemente à procura de nova música, que assistem frequentemente a concertos e festivais.

A ideia de criar um motor de busca surgiu a João Afonso, que tirou mestrado em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro. Com 36 anos, João Afonso não esconde o amor que sempre sentiu pela música e a necessidade de fazer algo relacionado com esse modo de arte.

Até surgir a ideia de criar o Musikki, tinha trabalhado numa loja Valentim de Carvalho e criado uma loja de música independente.

banner-slider-musicas

Foi graças a esta vida dupla entre profissional de multimédia e amante de música que João Afonso decidiu fundir os dois mundos num só. A seu lado, teve Juliana Teixeira e Pedro Almeida, cofundadores do website. Juntos, os três tinham identificado uma lacuna no mercado e ao mesmo tempo uma oportunidade para criar um serviço online que se distinguisse pela componente social.

Porque motivo é que os utilizadores tinham de ir à Wikipedia ver a biografia dos músicos, ao Youtube ver os videoclips e a uma bilheteira online comprar entrada para um festival? Tudo poderia ser reunido numa única plataforma.

O Musikki resolveu esta questão encontrando uma solução para relacionar numa única interface todos os conteúdos musicais.

Musikki: para além da música

Oficialmente a empresa surgiu em 2012 mas antes disso o Musikki já tinha ganho prémios, nomeadamente a ISCTE-IUL MIT Portugal Venture Competition. Graças aos 200 mil euros que receberam como prémio, os portugueses da Universidade de Aveiro conseguiram dar um novo salto com o Musikki e torná-lo mais conhecido tanto cá dentro como lá fora.

 

O Musikki foi lançado a par com uma aplicação no Facebook, denominada Musikki Social Player, para que os utilizadores possam criar playlists com as músicas que os amigos partilham nas suas páginas pessoais.

Para o futuro, o Musikki espera alargar-se a muito mais do que Portugal. Os fundadores esperam aumentar a equipa e abrir escritórios nos Estados Unidos, nomeadamente em Boston, e ainda em Londres e Berlin.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM ESTE POST:

9 Cursos sobre Produção de Conteúdos Multimédia

Conteúdos, conteúdos e mais conteúdos

A sua Marca tem uma Identidade Sonora?

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *