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Quer entender o Índice do Google Webmasters?

Quer entender o Índice do Google Webmasters?

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Em relação à ferramenta do Google Webmasters também existem análises sobre os resultados do seu website actualmente que são muito importantes, pois a sua leitura e interpretação permitem mudanças estratégicas, correcções de erros e levantamento de novas oportunidades.

Atenção: os relatórios disponíveis no Google Webmasters reportam sempre aos últimos 90 dias, por isso deve marcar antecipadamente uma data para ir avaliando com regularidade estes dados.

Existem 3 tópicos principais no Índice do Google Webmasters

Palavras-chave de Conteúdo

A página Palavras-chave de conteúdo lista as palavras-chave mais importantes e suas variantes encontradas pelo Google ao rastrear o seu website.

Quando analisada com o relatório das Consultas de pesquisa e a listagem do site nos resultados reais de pesquisa para as palavras-chave segmentadas, a página fornece compreensão sobre como o Google está a interpretar o conteúdo do site.

O grau de importância de cada palavra-chave reflete a frequência com que ela é encontrada nas páginas do site. As palavras-chave e as suas variantes são listadas em ordem de frequência de aparecimento. Se esta página mostrar palavras-chave inesperadas, como “Viagra” por exemplo, talvez o site tenha sido invadido.

Estado do Índice

A página Estado do Índice fornece estatísticas sobre quantos dos URLs do site foram rastreados ou indexados pelo Google. Este relatório exibe o Total de URLs indexados e o total de URLs no índice do Google atuais.

Estes URLs aparecem nos resultados de pesquisa, juntamente com outros URLs que o Google descobre de outras formas. Este número mudará, ao longo do tempo, à medida que novas páginas forem adicionadas e indexadas, assim como páginas antigas serão removidas (para corrigir erros de URL por exemplo).

O número de URLs indexados quase sempre é significativamente menor do que o número de URLs rastreados, pois não inclui URLs identificados como duplicados, não canónicos, menos úteis, ou que contêm uma tag meta noindex.

Podemos também ver os dados já rastreados que correspondem ao total acumulado de URLs no site que foram rastreados pelo Google. Nem todos os URLs rastreados são indexados. O Google pode descobrir alguns URLs de outras formas, como através de links internos de outros sites. Este número deve aumentar ao longo do tempo à medida que novas páginas forem adicionadas ao site (por exemplo, novas categorias de produtos) no decorrer do Projecto 8 Ps.

 

Podemos ver também quantos URLs foram bloqueados por robots: o número total de URLs que o Google não pode rastrear, pois foram bloqueados no arquivo robots.txt.

Como usar estes dados

Um aumento constante no número de páginas rastreadas e indexadas demonstra que o Google consegue aceder regularmente ao conteúdo e que o site é indexado. Se observarmos uma queda inesperada no número de páginas indexadas, isso poderá significar que o servidor está fora de operação ou sobrecarregado ou que o Google enfrenta problemas para aceder ao conteúdo.

Um grande número de páginas duplicadas pode significar que o site tem problemas de canonicidade, conteúdo duplicado, páginas geradas automaticamente ou páginas que foram invadidas. Em muitos casos, o Google enviará uma mensagem ao detectar problemas com o site. Picos ou quedas repentinas em vários gráficos podem indicar problemas com a configuração, os redirecionamentos ou a segurança do site.

Comparação dos dados

Para visualizar a percentagem do site que está acessível ao Google, temos de comparar o número de páginas rastreadas com o número de páginas bloqueadas pelo robots.txt. Assim, se por exemplo 1345 páginas foram rastreadas, enquanto 289 estão bloqueadas por robots.txt, então isto equivale a 21 % do site bloqueado.

Atenção: existem filtros que afetam os resultados de pesquisa do Google. Em alguns casos, o Google pode aplicar filtros enquanto gera os resultados de pesquisa. Esses filtros podem afetar quais resultados são exibidos. Os filtros incluem remoção de páginas, devido a razões legais ou por solicitação do webmaster, resultados de websites, que acreditamos estarem indisponíveis (“inativo”), e resultados removidos, devido a ação manual contra spam.

Como esses filtros aplicados decorrem de problemas urgentes temporários ou de solicitações equivocadas, o Google pode, em alguns casos, manter as páginas no índice por um período de tempo. Isto ajuda os webmasters a recuperar as páginas rapidamente após o reparo do problema (por exemplo, após o site ser disponibilizado novamente). Em função disso, os dados exibidos no “Estado do índice” podem não ser refletidos nos resultados de pesquisa com exatidão.

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