Aplicativos para escrever com voz em dispositivos móveis
O ritmo frenético do dia-a-dia é por vezes muito difícil de acompanhar. Entre vida doméstica e profissional, torna-se difícil responder a e-mails, mantermo-nos a par de tudo o que nos passa pela cabeça e termos ainda uns minutos para nos sentarmos e pôr as ideias em ordem.
Eu, pessoalmente, gosto bastante de escrever. Como se pode ver pelo blog Estratégia Digital, costumo escrever muitos posts. Fora a minha atividade neste blog, passo grande parte do meu tempo livre a escrever. É um exercício que me faz bem à mente mas que, por vezes, se torna cansativo.
Abraçando as novas tecnologias, decidi procurar novas formas de passar para o papel as ideias que me estão na cabeça… mas sem me cansar tanto. Embora ainda não seja possível ligar uma pen à nossa cabeça para passar toda a informação que aí nos vai para suporte digital (isso sim, seria incrível!), existe uma alternativa interessante: escrever com voz.
Neste post falo-vos de alguns aplicativos para dispositivos móveis. Basta instalá-los e ditar aquilo que vos vai na cabeça para que instantaneamente as palavras apareçam no ecrã. Tudo isto sem tocar num teclado!
Aplicativos para escrever com voz em smartphones e tablets
Grava a sua voz e converte o aúdio em texto. É prático e poderá ajudar em várias situações, do envio de um simples SMS até ao registo de uma aula.
Existem várias aplicações capazes de transformar aúdio em texto e cada vez são mais apuradas.
O Speech To Text Notepad, por exemplo, é uma aplicação para Android, disponível em português. Para iniciar uma gravação, basta carregar no ícone do Microfone e começar a falar. Quando quiser mudar de linha, deverá dizer “seguinte”, para retirar a última palavra basta dizer “apagar” e se quiser retirar várias palavras ao mesmo tempo só tem de dizer “apagar cinco”, para remover as últimas cinco palavras.
Para o iPhone e operando nos mesmos moldes, existe o Dragon Dictation na App Store.
A tecnologia de reconhecimento evoluiu muito e o seu melhor exemplo será o conhecido Shazam, que identifica as músicas que ouve. Ou o SoundHound, que vais mais além, porque consegue referenciar uma música através de um simples cantarolar ou até assobiando uma melodia.
No reconhecimento de imagem, o ASAP 54 está para a moda assim como o Shazam está para a música: ou seja, se vir alguém com uma camisola de que goste, tire uma fotografia e ele encontrará o modelo e até lhe indicará sítios onde comprar. Se não identificar a peça, irá sugerir outras semelhantes.