Copywriting: Conquiste sucesso no blog com posts de pirâmide invertida
O sucesso de um blog depende de muitos fatores e, embora não haja um método específico para alcançar milhares de visitas ou monetizar cliques, existem algumas formas de trilhar o caminho rumo ao sucesso.
A maioria dos internautas que se viram para a Internet à procura de uma solução para conquistar independência financeira pensa o seguinte: “Vou criar um blog e dentro de um mês vou ter sucesso e ganhar centenas de euros!”. Para alguns, viver a partir de um blog é já uma realidade em Portugal, como analisamos no post É possível ter emprego como blogger em Portugal?.
Porém, não é algo que se consiga de um dia para o outro. Trabalho, dedicação e muita resiliência não podem faltar. A longo prazo, vai começar a verificar resultados e cada mês começará a ser melhor do que o anterior.
Para o ajudar nesta longa caminhada para o sucesso, falamos de um pormenor muito importante nos blogs: a estrutura do post. No Estratégia Digital, aplicamos 3 tipos de estruturas diferentes e preparamo-nos agora para revelar cada uma delas. Basta seguir os passos que indicamos e pode começar a fazer sucesso com os posts do seu blog.
Um tipo de post muito importante no blog é o de conteúdo genérico. Mesmo não tendo como objetivo obter a venda de um produto/serviço, este conteúdo tenciona educar e criar autoridade dentro do nicho onde o seu negócio se insere.
Estes são posts destinados também a gerar tráfego orgânico qualificado e abrangem vários segmentos de mercado, aplicando marketing de educação. O objetivo é conseguir resolver problemas dos utilizadores, com base nas dores identificadas através de investigações no AdWords ou Trends.
Para ser bem-sucedido com os Posts de Conteúdo Genérico, aconselhamos que aplique uma estrutura a que chamamos de Pirâmide Invertida.
Está a ver o formato de uma pirâmide, larga na base e pontiaguda no topo? Parece que nos diz que nos diz para olharmos do menos importante, a parte mais larga, para o topo, onde se encontra o trabalho mais fino, o que é realmente importante. Pois muito bem, inverta essa pirâmide: o que queremos que faça neste tipo de post é orientar a informação do mais importante para o menos importante.
Os elementos do post Pirâmide Invertida
Título
O modelo de Pirâmide Invertida aplica-se a todos os posts de conteúdo genérico. O título deverá incluir pelo menos uma palavra-chave e apelar ao interesse do visitante, instigando à leitura através de verbos.
Resposta às perguntas
Ao entrar na publicação, o internauta deve encontrar de imediato informação que responda às seguintes perguntas base: O quê? + Quem? + Onde? + Quando? É um modelo muito conhecido no mundo do jornalismo.
Corpo
De seguida, vem o Corpo do post onde são dadas respostas às perguntas: Como? + Porquê? Aqui, pode alongar-se mais e dar explicações menos importantes. Lembre-se que a estrutura se chama Pirâmide Invertida porque a informação segue a lógica de que o que é mais importante surge na abertura do texto e o menos importante – detalhes, personagens secundárias, descrições – no fim.
Conclusão
Apenas para concluir deve expor nesta secção as informações menos importantes relacionadas com o tema do post ou retocar algumas das principais ideias anteriormente analisadas.
Para entender melhor esta estrutura, não há nada melhor do que visitar posts onde aplicamos o modelo da Pirâmide Invertida:
Exemplos de posts onde aplicamos esta estratégia:
- Mundo Árabe: Internet dá voz a mulheres muçulmanas
- Hiperconectividade: como a Internet está a mudar a economia
- The Interview: o filme que os hackers tiraram do cinema
Agora que está na posse deste segredo, comece a adaptar os seus conteúdos a esta estrutura incrível.
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